O número de pessoas com 50 anos ou mais que buscam o ensino Superior presencialmente ou à distância - em Campinas tem crescido nos últimos anos. Entre 2016 e 2017, houve aumento de 3,2% na procura na faixa etária na cidade.
O dado foi levantado pelo Quero Bolsa, principal plataforma de inclusão de estudantes no ensino superior, ao analisar os micro dados do Censo da Educação Superior 2017.
Segundo a plataforma, em 2016 houve um total de 676 alunos com 50 anos ou mais, sendo 311 no presencial e 365 no EaD (Ensino à Distância). Já no ano passado, foram 698 pessoas com 50 anos ou mais ingressantes no ensino superior, sendo 258 na modalidade presencial e 440 no EaD
No cenário macro, entre 2010 e 2017, as matrículas no primeiro ano saltaram de 42 mil para 73 mil, um crescimento de 73,6% na quantidade ingressantes com 50 anos completos, segundo a Quero Bolsa. O avanço do EaD foi mais intenso, superando 160% de crescimento no período. Já a modalidade presencial registrou um incremento de cerca de 10% desde 2010.
LEIA TAMBÉM
Quarta-feira será de tempo quente e pode ter chuva
CP do Ouro Verde: Acusação indica dez testemunhas
Ataques de escorpião em 2018 superam total do ano passado
Essa preferência pelo curso a distância se intensificou após 2014, último ano de forte oferta de contratos de Fies (Financiamento Estudantil).
OUTROS FATORES
Além do Fies, a plataforma atribuiu esse crescimento a vários fatores, como a maior oferta de vagas, gerada pela expansão da rede de ensino ao longo das últimas duas décadas, e a conveniência de cursos de tecnólogos, com duração de dois anos.
Esses cursos atenderiam necessidades práticas desse aluno assim como os cursos à distância.
O terceiro ponto estaria relacionado ao mercado de trabalho. Aos 50 e 60 anos de idade, a população está ainda muito ativa e é capaz de continuar atuando profissionalmente, mas para permanecer inserido no universo do trabalho, o profissional precisa manter-se qualificado.
TESTE: EAD OU PRESENCIAL?
Para ajudar os alunos a entender qual o melhor tipo de curso para cada um, a Quero Bolsa criou um teste para que o interessado posso avaliar se tem perfil para estudar a distância. O Teste de Perfil EaD pode ser acessado aqui.