Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Prefeitura treina servidores contra ataques de escorpião

Ao menos 270 profissionais participaram de ciclo de palestras; ataques aumentaram na cidade neste ano

| ACidadeON Campinas

Acidentes com escorpiões aumentaram em Campinas neste ano (Foto: Divulgação) 

A Secretaria de Saúde de Campinas realizou nesta quarta-feira (5), em parceria com a Unicamp, um treinamento de servidores com foco em acidentes causados por animais peçonhentos, em especial escorpiões. Cerca de 270 profissionais participaram.

As palestras aconteceram de manhã e durante a tarde. "A ideia era mostrar o perfil epidemiológico, a biologia dos animais e o manejo clínico nos casos de acidentes com escorpiões, aranhas, abelhas, serpentes e lagartas", disse o veterinário Ricardo Conde, do Devisa (Departamento de Vigilância Sanitária), um dos palestrantes.

O evento foi voltado para profissionais de saúde das redes pública e privada e também contou com a participação da Vigilância Epidemiológica do Estado.

AUMENTO

O número de ataques de escorpião em Campinas até agosto deste ano já superou o total registrado na cidade em todo o ano passado. De janeiro a agosto deste ano, foram 272 casos de ataque de escorpião, 83 a mais que o registrado em 2017.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 94% dos casos são considerados leves. No entanto, entre os 6% que são considerados leves, a maior parte dos ataques é registrada em crianças de 0 a 9 anos de idade, o que potencializa o risco de morte.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON