Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Campineiros se unem a grupo que resgata animais em Brumadinho

Veterinário de Campinas viajou neste sábado com ambulância veterinária; grupo pede doações pela internet

| ACidadeON Campinas

Bombeiro resgata cão na lama de Mariana: tragédia se repete (Foto: Divulgação) 

Um grupo de quatro pessoas encabeçada pelo veterinário de Campinas Rodrigo Gobbo viajou neste sábado (26) até Brumadinho (MG) para fazer o resgate de animais após o rompimento da barragem de dejeitos da Vale na cidade.

Gobbo, que é proprietário de uma clínica veterinária no Cambuí, foi com uma ambulância veterinária e, em Brumadinho, se juntou a dois integrantes da equipe de resgate montada pela ativista Luisa Mell e ao grupo Anjos do Asfalto, que ajuda também na procura por desaparecidos após a tragédia. O trabalho é voluntário.

"A estrutura oficial, montada pelo governo, é muito boa. Mas tem muitas áreas ainda descobertas, e é nesses locais que estamos focando nosso trabalho", contou Rodrigo à reportagem do ACidade ON na manhã deste domingo.

Ele afirmou que nenhum "resgate" dramático precisou ser realizado, mas que ainda neste domingo o grupo deve se dirigir à região mais próxima da barragem, onde a situação é desconhecida. "Esperava voltar já nesta segunda, mas acho que vou estender minha estadia por pelo menos mais dez dias", disse.

VAQUINHA

Rodrigo também organizou uma vaquinha on-line com a meta de arrecadar R$ 10 mil a fim de adquirir rações e suprimentos para a equipe poder se manter. Até a manhã deste domingo, a campanha já havia arrecadado R$ 8,9 mil. Para contribuir basta clicar neste link.   

MAIS AJUDA 

A ONG OperaCÃO Resgate Campinas também está arrecadando rações e suprimentos para ajudar os animais e as equipes de resgate em Brumadinho.

O grupo pede cestas básicas, água, ração para os animais (cães, gatos, aves, etc), medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios, vermífugos, remédio de pulga e carrapato, ataduras, esparadrapo, gazes, algodão, etc) e material de higiene (sabonete, pasta de dente, papel higiênico), etc.

O grupo também pede ajuda com transporte para chegar até o local.

Pontos de arrecadação:
- Esmalteria da Elen (Rua Cel. Quirino, 453 - Cambuí)
- Lolla Loio (Rua Antônio Lapa, 146 - Cambuí)
- Loja Art de Mão (Rua Azarias de Melo, 720 - Taquaral)
- Bazar Animal Casual (Rua Walter Schimidt, 53 - Santa Cândida)
- Jane Pilon (Rua Cônego Manoel Garcia, 143 - Chapadão)
- Europets (Avenida Estados Unidos, 735 - Nova Europa)
- Bazar do Jack (Rua Santa Rita do Passa Quatro, 70 - Nova Europa)

Mais do ACidade ON