Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Aulas começam sem material e uniforme escolar

Rede Municipal não entregou a tempo os dois itens para os alunos em Campinas. Ao menos 65 mil alunos retornam nesta quarta-feira

| ACidadeON Campinas

Aulas na Rede Municipal são retomadas nesta quarta-feira. Foto: Código 19

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Campinas voltam às aulas hoje (6) sem uniforme escolar e sem material que só serão entregues na próxima semana. Ao menos 65 mil alunos retornam nesta quarta-feira nas 251 unidades da Prefeitura e conveniadas. São estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Ensino Profissionalizante e Qualificação Profissional. 

A Secretaria de Educação já havia informado sobre o problema no mês passado e disse que já realizou dois pregões eletrônicos para a escolha das empresas que fornecerão tanto o material escolar quanto o uniforme para os alunos matriculados na rede municipal. Mas isso ainda levará alguns dias. 
 
LEIA TAMBÉM 
D. Pedro tem bloqueio próximo a shopping nesta quarta
Quarta-feira de temperatura amena e chuva ao longo do dia


A situação se repete nas unidades do Estado aonde 104,2 mil alunos da rede em Campinas também tiveram atrasos na entrega do material escolar. O governo do Estado assinou o contrato no começo do mês passado, mas a empresa tem até 150 dias para realizar as entregas. As aulas foram retomadas na semana passada.  

De acordo com o Ministério da Educação, todas as escolas têm de cumprir 200 dias letivos. O encerramento das atividades deste ano está previsto para o dia 20 de dezembro. A partir do dia 6 de julho, os estudantes terão um recesso de 15 dias.  

MAIS VAGAS  

Neste ano a secretária de Educação estima que 4.351 crianças estão aguardando por uma vaga na rede infantil que atende crianças com idade de até 5 anos de idade. Apesar do número a pasta informou que este é o menor déficit dos últimos seis anos. Em 2013, eram 9.500, o que dá uma redução de 55%.

Ainda segundo a secretaria, a expectativa é o número continue caindo, uma vez que nos próximos dois anos serão abertas mais seis novas creches, cada uma com capacidade de atender 250 crianças. Serão pelo menos 1.500 vagas a mais.  

As novas unidades serão nos bairros São Domingos, Telesp, Nova Europa, São Luiz, Parque das Cachoeiras e Residencial Flávia. Também está em licitação a reforma e a ampliação do Centro de Educação Infantil (CEI) "Sônia Maria Alves de Castro Perez", no Jardim Maria Rosa, que atenderá 325 crianças.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON