Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Campinas terá modal de carros elétricos para aluguel no Centro

Projeto faz parte de um plano de IoT (Internet das Coisas) que prevê ainda mais câmeras de segurança e sensores de enchente

| ACidadeON Campinas

 

Teste será feito na região central de Campinas. Foto: Código 19

O cenário urbano do Centro de Campinas pode mudar e se tornar mais moderno a partir deste ano. Isso porque um projeto-piloto do CPqD de aplicar a IoT (Internet das Coisas) em cidades do país foi aprovado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) no começo do ano e uma das cidades escolhidas é Campinas.

Com isso, um dos pontos do projeto é a implementação de um novo modal de transportes na região central, com o aluguel de carros elétricos por aplicativo. Seriam 50 carros que circulariam por uma área delimitada da cidade e poderiam ser alugados por moradores ou visitantes.  
 
LEIA TAMBÉM 
Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 5,5 milhões
Campinas tem fim de semana de sol e calorão


O projeto prevê também mais duas frentes de implantação de novas tecnologias: instalação de mais câmeras de segurança ligadas à CIMCamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas) e sensores antienchentes que estariam conectados à central da Defesa Civil.

O projeto Pilotos IoT Cidades Inteligentes foi escolhido pelo BDNES em janeiro. O banco está aportando um valor total de R$ 30 milhões, que serão destinados a 15 planos de projetos-pilotos de 11 instituições, a serem executados em 32 municípios brasileiros.

"Ainda estamos detalhando o projeto para o banco. Mas a previsão é que vamos conseguir implementá-lo no meio deste ano e ele tem duração de 24 meses", explicou o gerente de Desenvolvimento de Negócios em Cidades Inteligentes do CPqD, Maurício Casotti.

LUZ INTELIGENTE

Além das frentes de segurança pública, defesa civil e transportes, o projeto propõe a implantação de uma plataforma de telegestão para iluminação pública.

Com isso, o gestor da iluminação tem acesso às informações de toda a rede, permitindo saber a exata localização de cada ponto de luz. Se uma lâmpada queimar, por exemplo, a troca será mais eficiente e é mais possível rastrear onde os problemas estão concentrados.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON