Aguarde...

cotidiano

Aplicativo de chuva do Cepagri é premiado em São Paulo

O prêmio foi dado pela Fundação Péter Murányi, que reconhece projetos que melhorem a qualidade de vida das populações em desenvolvimento

| ACidadeON Campinas

 

Unicamp, em Campinas. 

O aplicativo SOS-Chuva (Sistema de Observação e Previsão de Tempo Severo), programa de previsão do tempo que utiliza os radares do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foi premiado nesta terça-feira (5), em São Paulo.

O prêmio foi dado pela Fundação Péter Murányi, que reconhece projetos que melhorem a qualidade de vida das populações em desenvolvimento. O projeto e o aplicativo foi desenvolvido pelo Cepagri em parceria com diversas instituições, como o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Agência FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), USP (Universidade de São Paulo) e Defesa Civil Estadual.

O SOS-Chuva é composto de três radares meteorológicos incluindo o da Unicamp, além de equipamentos como sensores de superfície e detectores de granizo. Ele entrou em funcionamento em 2016 e abrange uma área de até 250 km. As informações de curto prazo cobrem um período de até seis horas e servem tanto para os meteorologistas, como para a população em geral.

Os outros produtos como previsão de raios, probabilidade de chuva intensa e previsão baseada em um modelo numérico serão disponibilizados ao longo do projeto, segundo o tecnologista do CPTEC Luiz Eduardo Guarino. Enquanto o aplicativo é mais voltado à população em geral, o site deverá ser de maior interesse para pesquisadores e meteorologistas.

Os dados são ainda mais detalhados para a RMC (Região Metropolitana de Campinas, que oferece a possibilidade de previsão de eventos severos e raios em curto prazo, isso graças ao radar de dupla polarização instalado na Unicamp, além de outros sensores.

É possível baixar o aplicativo para celulares e dispositivos Android e IOS, mas os dados são disponibilizados no site do sistema (http://soschuva.cptec.inpe.br/soschuva/index.html), que informa chuva em tempo real, previsão de chuva para os próximos 20 minutos, raios que aconteceram e imagens de satélites coletadas há meia hora.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON