Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Servidores improvisam com falta de impressoras nos CSs

Os funcionários dos Centros de Saúde estão com impressoras doadas e comprando papel do próprio bolso; contrato venceu em dezembro e não foi renovado

| ACidadeON Campinas

Contrato de fornecimento de impressoras terminou no final de 2018 

A falta de impressoras nos CSs (Centros de Saúde) de Campinas está causando diversos transtornos, inclusive com os servidores colocando o próprio dinheiro para a continuidade dos serviços. O contrato com a terceirizada que oferecia o serviço terminou em dezembro e até hoje um novo não foi feito.

Em alguns CSs, os funcionários doaram impressoras velhas e outros usam uma improvisada no Distrito para o qual a unidade pertence. As coordenadoras dos CSs estão tirando do próprio bolso pra comprar sulfite quando podem.

As impressões demandam bastante trabalho, pois são responsáveis por documentos como receituário, papel para encaminhar para especialidade, ficha de cadastro domiciliar - tudo isso é impresso pela unidade.

No CS Eulina, por exemplo, a impressora original foi retirada após o fim do contrato com a terceirizada e os servidores trabalham com uma doada. Os papéis e as tintas são comprados pelos próprios funcionários.

OUTRO LADO

A diretora da Secretaria de Saúde, Mônica Macedo Nunes, informou que o processo licitatório do novo contrato começou com um tempo razoável, mas diversos entraves foram atrasando a finalização.

"O processo agora já acabou, temos a empresa vencedora, mas temos o período legal de recursos e outros termos até ele ser colocado em prática", afirmou a diretora.

Sobre o toner, o problema foi pontual, pois algumas unidades utilizam impressoras que a prefeitura não tem mais o padrão, por isso o fornecimento via serviço público era impossível.

"Neste período o que fizemos para termos um impacto menor: Um fluxo de xerox grande para as unidades serem ficarem desabastecidas, tentando manter os documentos", afirmou.

Mais do ACidade ON