Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Taquaral terá exames gratuitos e caminhada pelo mês do rim

Evento alerta para o avanço da doença renal crônica e conscientiza população da importância da prevenção e do diagnóstico precoce

| ACidadeON

O evento faz parte das ações para o Dia Mundial dos Rins, celebrado nesta quinta-feira (Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas)

A 3ª Caminhada pela Saúde Renal ocorre neste domingo (17), no Parque Taquaral, em Campinas. O evento faz parte de ações do Dia Mundial dos Rins, celebrado nesta quinta-feira (14) e participantes poderão realizar exames de prevenção no local. 

LEIA TAMBÉM 
Campanha oferece exames de prevenção gratuitos no Rosário

O tema da campanha global de 2019 é "Saúde dos rins para todos". Organizado pelo INC Nefro (Instituto Nefrológico de Campinas), o evento busca alertar para o aumento da incidência da doença renal crônica e conscientizar a população da necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce. 

As inscrições para a caminhada, com percurso de três quilômetros, podem ser feitas a partir das 9h no Portão 1 da Lagoa do Taquaral. Durante o evento, que é totalmente gratuito, também serão realizados testes dos níveis de glicemia e medição da pressão arterial, entre outras atividades voltadas à promoção da saúde e bem-estar. 

DOENÇA RENAL

A doença renal crônica atinge 10% da população do planeta e já é considerada um problema de saúde pública em todo o mundo. No Brasil, dados do último censo divulgado pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia) mostram que mais de 126 mil pessoas fazem diálise, ou seja, dependem de máquinas para substituir as funções dos rins. De acordo com o levantamento, o total de novos pacientes em tratamento dialítico chegou a 40 mil no País em 2017. 

O maior obstáculo para conter o crescimento dessas estatísticas, afirma o médico nefrologias Marco Karam, do INC Nefro, é que a doença é "silenciosa" e seus sintomas se manifestam quando a insuficiência renal já está em estágio avançado. "Os sintomas nem sempre são específicos e, em geral, demoram a ser percebidos. Uma pessoa pode ter até 90% das funções dos rins comprometidas até que descubra o problema. Quanto mais cedo começar o tratamento, maiores são as chances de estabilizar a doença", afirma o nefrologista.  

O diagnóstico da doença renal crônica é feito por meio de exame de urina e da dosagem de creatinina no sangue. "São testes simples e que devem fazer parte da rotina anual de saúde, assim como acontece com a mamografia e Papanicolau para as mulheres e o exame de próstata para o homem", afirma Karam.  

SERVIÇO 
O quê: 3ª Caminhada pela Saúde Renal 
Quando: domingo (17), a partir das 9h 
Quanto: grátis
Onde: Lagoa do Taquaral, ponto de encontro no portão 1 - AvenidaDr. Heitor Penteado, 1671, Taquaral - Campinas

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook