Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Após tragédia, escolas de Campinas terão segurança revisada

Mortes em Suzano motivaram Secretaria Estadual da Educação a revisarem esquema de segurança

| ACidadeON Campinas

Flores são colocadas na porta da Escola Estadual Raul Brasil em Suzano, na Grande São Paulo 

A Secretaria de Estado da Educação anunciou que vai revisar os procedimentos de segurança nas escolas da da rede após o ataque de dois jovens na escola Raul Brasil, em Suzano, que terminou na morte de dez pessoas nesta quarta-feira (13).

A secretaria informou que os sistemas serão reformulados em todas as 5,3 mil escolas estaduais e que estuda um projeto para reforço à segurança nas escolas mais vulneráveis. Campinas tem 175 escolas estaduais.

A pasta não informou detalhes das mudanças. Segundo a secretaria, as adaptações ainda estão sendo estudadas. Mas, após o ataque, aumentou a cobrança por mais controle na entrada das escolas, inclusive com a colocação de detectores de metais, por exemplo.

Especialista ouvido pelo ACidade ON afirma que deve haver união entre o Estado, professores, funcionários e familiares dos alunos para que medidas possam ser concretas e colocadas em prática.

O psicanalista Manoel Ferreira, que atua em segurança pública, diz que ataques como o ocorrido em Suzano são difíceis de serem evitados, porém, é possível diminuir os riscos e ampliar a segurança de estudantes, professores e funcionários dentro das escolas.

"Os pais têm que exigir do governo a segurança nas escolas, mas uma segurança fixa, porque infelizmente nós sabemos que policiais vão para uma escola, saem de lá, e vão para outra, deixa aquela vulnerável e aí vai", aponta o especialista, que acredita que as escolas devam ter mais atenção para que possam ter segurança fixa e monitoramento mais aprimorado.

"É dificultar o acesso a escola, e isso tem que ser feito o quanto antes", conclui.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON