Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Viracopos terá operação contra abuso em bagagem de mão

Companhias aéreas querem garantir que malas respeitem limites de tamanho e peso; inicialmente, a ação é educativa

| ACidadeON Campinas

Operação com alerta começa nesta quarta-feira. Foto: Denny Cesare/Código 19

As companhias aéreas brasileiras começam hoje (10) a aumentar o rigor no controle de bagagens de mão. O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, está entre os terminais que terão a fiscalização intensificada nessa fase inicial, junto com os de Brasília; Afonso Pena, na região Metropolitana de Curitiba e Natal. Nos próximos dias, serão incluídos outros.

Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre as medidas no controle das bagagens de mão. A partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

"O objetivo desta ação é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros", afirmou a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), em nota pública.

A fiscalização será feita antes de o passageiro entrar na área de raio-x para o embarque. A Abear deverá usar uma caixa que servirá como gabarito para identificar se as malas estão dentro dos padrões.

De acordo com a Abear, as medidas da bagagem de mão (55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade) seguem os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo, "para melhor acomodação, conforto e segurança".

Passageiros devem ficar atentos: as dimensões incluem toda a bagagem, das alças às rodinhas - e não somente o corpo das malas. Também é preciso respeitar o peso máximo de 10 quilos, mas não foi mencionado que as malas serão pesadas nesse momento.

Muitas companhias permitem também que o viajante leve gratuitamente uma bagagem pessoal, que pode ser uma bolsa ou sacola pequena, uma pasta de trabalho ou uma mochila para notebook.

O tamanho máximo é de 45 centímetros de largura, 20 centímetros de profundidade e 35 centímetros de altura. Esse item pessoal deve ser guardado embaixo do assento do passageiro.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook