Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Dengue explode em Americana e Saúde prepara ação especial

De janeiro até o dia 12 de abril, a vigilância epidemiológica do município notificou 1.438 casos suspeitos

| ACidadeON Campinas

Prefeitura vai intensificar ações nos bairros (Foto: Divulgação) 

O número de casos de dengue em Americana cresceu 120% em relação ao último boletim divulgado no dia 9 de abril. De acordo com novas informações, a doença já foi confirmada em 599 pessoas e a prefeitura prepara uma ação intensificada.

Os trabalhos do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) irão se concentrar no bairro Jardim Ipiranga com nebulização de inseticida e atividades operacionais dos agentes, que irão retornar nos imóveis que estavam fechados durante a semana, na tentativa de realizar a visita.

Paralelamente a isso, o PMCD também irá atuar com ações educativas e de esclarecimentos, no período da manhã uma equipe de agentes estará atuando junto à pastoral da criança, na igreja católica do bairro Parque da Liberdade. No período da tarde, esta mesma equipe permanecerá nas dependências do supermercado São Vicente, do bairro São Vito, à Rua João Bernestein, 630.

"O município vivencia hoje um cenário epidêmico, considerando que os números da doença atingiram patamares que, tecnicamente dispensam os serviços de assistência de realizar o exame para confirmação dos casos, sendo classificados apenas por critério clínico-epidemiológico", informou a nota oficial.

De janeiro até o dia 12 de abril, a vigilância epidemiológica do município notificou 1.438 casos suspeitos, dos quais 599 foram confirmados e 416 aguardam resultado de exame. Outros 423 casos foram descartados pelo Instituto Adolfo Lutz, que realiza a sorologia. A principal razão para o aumento dos casos é a circulação do sorotipo 2, que há aproximadamente dez anos não circulava na região.