Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Lavagem da Escadaria da Catedral será neste sábado

Antes da Lavagem, os participantes fazem um cortejo que sai da Estação Cultura, descendo pela Rua 13 de Maio em direção à Catedral

| ACidadeON Campinas

Lavagem vai acontecer neste sábado em Campinas. Foto: Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas

A tradicional Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas, ritual que está na 34ª edição na cidade, acontece neste Sábado de Aleluia, dia 20, das 9h às 17h, com a participação de integrantes de religiões afro-brasileiras de Campinas e Região Metropolitana.   

"É uma mistura de fé, religião, tradição, cultura e celebra a resistência dos povos negros vindos de todas as partes do território africano, com seu rico legado cultural e religioso", destaca Mãe Dango, uma das idealizadoras da cerimônia.

Antes da Lavagem, os participantes fazem um cortejo que sai da Estação Cultura, descendo pela Rua 13 de Maio em direção à Catedral. Durante o trajeto, cânticos, flores e muita água de cheiro que, ao final da Lavagem, perfumam o público. Durante o dia, várias atividades culturais e sociais são oferecidas aos que prestigiam o evento. Entre as apresentações estão o jongo, a congada, a folia de reis, a catira, a dança afro, a capoeira e o samba.
 
MANIFESTAÇÃO 

Conforme estudo de Marcela Bonetti, especialista cultural da Secretaria de Cultura de Campinas, no decorrer dos anos a cerimônia foi recebendo outras manifestações culturais afro-brasileiras presentes no município, como a capoeira, o jongo e o samba de bumbo. "Em função desses movimentos estarem relacionados à população afrodescendente, o racismo atribuído a essa população se estende aos elementos de sua cultura. Deste modo, analisar a cerimônia da Lavagem da escadaria é também tratar das relações sociais envolvidas e a intolerância presente", afirma.

"A história da Lavagem da Escadaria em Campinas é relevante também no sentido de compreender como se construiu uma relação de aproximação com a Igreja, na representação do Bispo, ao sugerir que a data ocorresse no Sábado de Aleluia, único momento que a Igreja Católica se encontra fechada. A cerimônia no adro da Catedral, com as portas fechadas da Igreja, transformam também o espaço como um ato de festa", complementa.

A partir de 1998, a manifestação cultural da cerimônia da Lavagem da Escadaria da Catedral de Campinas foi incorporada ao Calendário Oficial do Município de Campinas, pela Lei Municipal nº 9515/97 e a partir de 2005, incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, pela Lei Estadual nº 12.097/05.

SERVIÇO
34ª Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas

Quando: sábado de Aleluia, 20 de abril, sábado, 9h às 17h.
Programação
9h - Concentração na Estação Cultura.
10h - Descida da cortejo pela Rua 13 de Maio.
12h - Cerimônia religiosa e Lavagem da escadaria.
13h às 17h - Apresentações culturais.
17 - Encerramento.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook