Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Fiéis protestam contra padre e pedem afastamento do bispo

O vaticano também investiga o caso. Já o bispo Dom Vilson continua no cargo mesmo com as investigações

| ACidadeON Campinas

Protesto na manhã de hoje em Americana. Foto: Código 19

Teve protesto na manhã deste sábado (12) em Americana. Moradores e fiéis pedem o afastamento do bispo de Limeira, Dom Vilson de Oliveira Dias. Ele é suspeito de encobertar denúncias de abuso sexual do padre Leandro.  

O protesto, em frente a basílica Santo Antônio de Pádua, reuniu cerca de cem fiéis e moradores de Americana. Com cartazes e vestidos de preto, eles pediram Justiça e um basta contra denuncias na Igreja Católica.  

Bispo Dom Vilson de Oliveira dias é suspeito de extorsão, enriquecimento ilícito e por acobertar assédios sexuais que teriam sido cometidos pelo padre Leandro Ricardo, afastado em janeiro da Basílica de Americana. A acusação contra ele é de pedofilia.

O vaticano também investiga o caso. Já o bispo Dom Vilson continua no cargo mesmo com as investigações. O protesto acontece na mesma semana em que o papa Francisco se pronunciou sobre as denúncias de crimes dentro da igreja. Um decreto tornou obrigatório que padres e religiosos denunciem suspeitas de abusos sexuais.

"Os advogados informaram que nos teríamos uma investigação que iria demorar, o problema é que muitas acabaram não sendo ouvidas ainda e isso faz com que crie ansiedade de quem esperou as vezes 15 anos para falar e só agora tomou coragem. Isso é a síndrome do silência das vítimas na psicologia e estamos esperando com eles", afirmou Thalita Camargo, advogada das vítimas. 


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON