Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Unicamp afirma que 15 bolsas da Capes foram restituídas

Apesar da restituição, há ainda 40 bolsas cortadas, do Programa Demanda Social; corte ocorreu na semana passada e foi feito pelo governo Bolsonaro

| ACidadeON Campinas

A Unicamp, em Campinas. (Foto: Divulgação)  
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) confirmou na noite desta segunda-feira (13) que 15 bolsas Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) foram restituídas à universidade.

Segundo a instituição, tanto as bolsas de mestrado e doutorado como pós-doutorado dos programas 6 e 7 foram restituídas no sistema

Apesar da restituição, há ainda 40 bolsas cortadas, do Programa Demanda Social (programas 3, 4 e 5) das quais 23 são de doutorado e 17 são de mestrado.

O corte começou na semana passada pelo governo Bolsonaro. Financiamentos que estavam temporariamente sem uso foram retirados do sistema do órgão de fomento ligado ao Ministério da Educação.

As bolsas pertenciam a alunos que apresentaram seus trabalhos recentemente e seriam destinadas a estudantes aprovados em processos seletivos concluídos ou em andamento.

CAPES


A Capes foi uma das agências atingidas pelo contingenciamento promovido pela gestão Bolsonaro. No total, foram congelados R$ 819 milhões, ou 19% do valor autorizado, segundo dados da semana passada. O maior volume de corte é nas bolsas de pesquisa no ensino superior: R$ 588 milhões, ou 22% do previsto.

O órgão havia informado, na semana passada, que haveria o congelamento de todas as bolsas ociosas identificadas nos programas de pós-graduação. O temor entre pesquisadores é qual será o critério para o entendimento de ociosidade, o que pode impactar na não renovação do número atual das bolsas.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON