Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Prestigiada em 2014, Campinas é esquecida na Copa América

Cidade deve ter passagem de apenas uma seleção por Viracopos; nenhuma deleção ficará abrigada no município

| ACidadeON Campinas

Exposição fotográfica relembrou Copa 2014 em Campinas; na foto, jogador russo dá autógrafo em Viracopos (Foto: Denny Cesare/Código 19) 

Campinas teve uma participação importante na Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil. A cidade abrigou duas seleções - Portugal e Nigéria - e registrou a passagem de ao menos sete seleções no Aeroporto de Viracopos, entre chegadas e conexões para a disputa de jogos.

Cinco anos depois, o cenário não se repete para a disputa da Copa América, que começa no próximo dia 14 de junho. Apenas a seleção do Chile - que ficará hospeada em Itu durante a primeira fase da competição - vai chegar em Viracopos.

Nenhuma seleção usará a cidade como base. O aeroporto também pode receber parte da torcida da Argentina. A maioria das seleções chegará ao Brasil por Guarulhos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte.

Em parte, isso acontece porque, ao contrário da Copa do Mundo de 2014, quando as equipes definiram sedes fixas e se deslocavam para as partidas e depois retornavam para o seu CT, durante a Copa América as seleções vão circular entre as cinco sedes (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador) sem voltar para "casa" - a exceção é justamente o Chile.

Por isso, as delegações devem priorizar cidades onde estão os centros de treinamento de grandes clubes. Outra diferença é o número de seleções envolvidas: são 12 na Copa América, contra 32 na Copa do Mundo.

Alexandra Caprioli, diretora de turismo da Prefeitura de Campinas, disse que, diferente da Copa, a cidade não foi procurada pela Conmebol (organizadora da Copa América) ou por nenhuma das seleções participantes neste ano. "Não tivemos essa oportunidade", disse.

Ela lamenta a ausência de Campinas na competição porque a presença de alguma seleção na cidade atrai turistas e visitantes. "Tem um interesse, as pessoas vêm para cá, movimenta a economia", disse.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON