Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Vacinação contra gripe atinge 63% do público alvo

A campanha vai até o dia 31 de maio nos 66 centros de saúde do município

| ACidadeON Campinas

Campanha de vacinação acontece até o dia 31 de maio. Foto: Denny Cesare/Código 19
A cobertura vacinal em Campinas chegou a 63% do público alvo, segundo levantamento divulgado hoje pela Secretaria de Saúde. Foram aplicadas 172.422 doses de vacina até ontem (16).

Por grupo, a cobertura vacinal atingiu 57% das crianças (41.516 doses); 49% dos trabalhadores de saúde (20.300 doses); 52% das gestantes (5.945 doses), 95% das puérperas (1.769 doses); 71% dos idosos (97.071 pessoas) e 62% dos professores (5.821 doses). Para os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e em condições clínicas especiais foram aplicadas 45.360. Vale ressaltar que este último grupo não entra na contagem da cobertura vacinal.  

A campanha vai até o dia 31 de maio nos 66 centros de saúde do município. Em 2018, a cobertura da campanha de vacinação contra a gripe atingiu 86,26% do público-alvo, com 222.530 doses aplicadas.  

A Secretaria de Saúde aconselha que é importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários tomem a vacina o quanto antes para que seja iniciada a produção de anticorpos. A vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. Ela é formada por vírus inativados, fragmentada e purificados. A vacina não contém vírus vivos e não causa a doença. Mesmo quem já tenha tomado a vacina antes deve se vacinar, pois sua composição muda anualmente para proteger contra os subtipos do vírus da gripe que mais circulam.  

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente no inverno.  

Por isso, é muito importante a adoção de medidas que previnem a transmissão, que são as seguintes:  

- Fazer frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
- Se estiver com sintomas de gripe, na medida do possível, evite manter suas atividades cotidianas;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
- Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola, entre outros) até 24 horas após cessar a febre.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON