Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Com estoque baixo, Centro faz ação para doação de sangue

A doação pode ser feita por qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos e com peso maior que 50 quilos

| ACidadeON Campinas

Estoque de sangue está baixo em Campinas. Foto: Reprodução EPTV

Os estoques de sangue na região de Campinas estão com os níveis críticos. Segundo levantamento do Centro de Hematologia do Hospital de Clínicas da Unicamp, o nível está 80% abaixo do normal e por causa disso, cirurgias não emergenciais estão sendo desmarcadas e há um atraso no tratamento de quimioterapia de muitos pacientes.  

No último dia 15 o Centro começou uma campanha para arrecadar 1 mil bolsas de sangue em 10 dias, porém até ontem apenas 250 foram arrecadadas. A campanha segue até o dia 26 de maio.  

A doação pode ser feita por qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos e com peso maior que 50 quilos. No local é feita uma triagem onde há questionamentos sobre a saúde do doador. As doações ocorrem de segunda a sexta-feira das 8h às 13h.  

O Centro explica que nessa época do ano é comum ter crise no abastecimento de sangue, devido a ser um período mais frio e por causa das campanhas vacinais, além de períodos com maior incidência de doenças como gripes e dengue- o que impede a doação. Fora desse período o Centro coleta cerca de 2 mil bolsas de sangue por mês.

Para tornar-se doador de sangue, o candidato deve dirigir-se a um banco de sangue portando um documento oficial com foto; lá será cadastrado e passará por uma entrevista com profissional de saúde, em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional realiza uma entrevista padronizada, visando proteger o futuro receptor do sangue e também o doador. Além disso, o futuro doador faz um exame de "ponta de dedo" para verificar se tem anemia e tem aferidas sua pulsação, pressão arterial e temperatura.  

O Centro de Hematologia e Hemoterapia fica na Avenida Júlio de Mesquita, 571 (anexo ao Hospital Irmãos Penteado, esquina com Av. Benjamin Constant) no Bairro Cambuí. Mais informações clique aqui  

Para doar é preciso:

-> Levar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);  

-> Estar bem de saúde;  

-> Ter entre 16* e 69 anos (entre16 e 17 anos trazer o termo de consentimento assinado pelo responsável);  

-> Pesar no mínimo 50Kg;  

-> Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON