Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

PL vai multar pedestre que atravessar rua falando ao celular

Além disso, caso um acidente ocorra, o infrator ainda deverá responder na Justiça Civil ou penal; multa é de quase R$ 150

| ACidadeON Campinas

O infrator ainda deverá responder na Justiça Civil ou penal (Foto: Luciano Claudino/Código19) 

O vereador Paulo Galtério (PSB), de Campinas, protocolou um projeto de lei que deve causar polêmica. Ele quer multar pedestres que atravessem uma rua falando ou manuseando celulares. O PL ainda vai passar pelas comissões da Casa antes de ir à votação.

De acordo com o parlamentar, pedestres que atravessarem as vias públicas de Campinas olhando ou manuseando celulares vão ter que pagar uma multa de 42 Ufics (cerca de R$ 147). Além disso, caso um acidente ocorra, o infrator ainda deverá responder na Justiça Civil ou penal.

"Se locomover com segurança exige total atenção do pedestre. Ao utilizar o celular você não só desvia o foco da visão, como diminui a percepção dos riscos do trânsito", explicou o vereador.

A responsabilidade de fazer o auto da infração será da Guarda Municipal ou dos agentes de mobilidade urbana da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas). O vereador explicou que haverá um talão próprio somente para este tipo de penalidade.

"Desatentos, os pedestres não escutam buzinas, não percebem bicicletas e atravessam as ruas sem olhar e o risco pode ser fatal", justificou.

No PL ainda obriga o pedestre a apresentar, na hora da autuação, um documento com foto para que o registro da ocorrência seja feito.

Mais do ACidade ON