Aguarde...

cotidiano

Exames de sangue e de urina serão suspensos a partir de 2ª

A normalização dos exames vai levar mais de um mês, e será retomado só em 17 de julho nos centros de saúde

| ACidadeON Campinas


Centros de Saúde terão exames suspensos. Foto: Código 19

A partir da próxima segunda-feira (10) exames de sangue e de urina serão suspensos na rede pública de Campinas. A informação foi divulgada pela Prefeitura hoje. Apenas as demandas de urgência e emergência serão mantidas.

Os exames de rotina de sangue e de urina, que são feitos nos postos de saúde, ficarão suspensos por uma semana até o dia 16 de junho, domingo. Fazem parte deles os mais simples como de glicemia, colesterol, de sorologia que identifica HIV e hepatite C. Porém, eles serão retomados no dia 17, mas apenas em casos avaliados pela equipe médica como urgentes. A normalização dos exames vai levar mais de um mês, e será só em 17 de julho nos centros de saúde.

Isso acontece porque a Prefeitura está trocando o sistema de automação no laboratório municipal. Vale frisar que os hospitais da rede de urgência e emergência têm os próprios laboratórios.  

A partir do dia 17 retomam os exames para esse grupo de rotina, porém, só para casos mais graves. Por isso a normalização total dessa situação só vai acontecer em 17 de julho.  

Os hemogramas também serão suspensos porque a empresa que presta esse serviço esta sendo trocada. A Prefeitura contratou outra em esquema especial e por isso também estão suspensos e só funcionam no caso de urgência e emergência na rede.

Mais do ACidade ON