Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Maternidade inicia campanha de doação de leite materno

Cada litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Durante o inverno, há uma queda entre 30% e 50% nas doações

| ACidadeON

Durante o inverno, há uma queda entre 30% e 50% nas doações (Foto: Vera Longuini/Divulgação)

O inverno tem baixado os estoques do banco de leite da Maternidade de Campinas. Durante a estação, há uma queda de 30% a 50% nas doações. Cada litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia.

O estoque costuma manter cerca de 200 litros mensais, mas a média tem sido de 133 litros, o que representa apenas 66,5% da quantidade necessária para o atendimento aos bebês prematuros. O estoque médio ideal para suprir com tranquilidade os 40 leitos da UTI (Unidade de terapia intensiva) Neonatal é de 200 litros mensais.

Por causa do baixo número de doações, o Centro de Lactação, o banco de leite humano da Maternidade, inicia uma campanha para que as mães de recém-nascidos contribuam para garantir o estoque.

COMO DOAR

A coleta de leite materno não se limita às mães que tenham feito seus partos na Maternidade de Campinas. Para ser doadora é necessário que a mãe seja saudável, que esteja amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente de leite após a mamada.

Para a utilização do leite doado, são solicitados exames de sangue, provavelmente já realizados no pré-natal. Sem os resultados dos exames, o leite, obrigatoriamente, é descartado. Caso a doadora não os tenha, eles são agendados na própria Maternidade de Campinas.

As doações também podem ser retiradas nas residências das mães que moram em outros municípios da Região Metropolitana de Campinas. Nesse caso, a coleta na residência é feita pelo motorista da Maternidade, acompanhado por uma técnica de enfermagem do Banco de Leite, de segunda a sexta-feira. Todo material para a coleta e estocagem - que podem ser feitas pela doadora em sua própria residência - é fornecido pelo Banco de Leite

O contato pode ser feito diretamente com o Banco de Leite pelo telefone (19) 3306-6039 para o preenchimento do cadastro.

Mais do ACidade ON