Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Campinas faz homenagem a Revolução Constitucionalista

Parentes de ex-combatentes, Exército, policias militares, bombeiros e escoteiros participaram da homenagem que ocorreu na manhã de hoje

| ACidadeON Campinas

Homenagens ocorreram na manhã desta terça-feira em Campinas. Foto: Luciano Claudino/Código 19

Campinas lembrou hoje (9) do Movimento Constitucionalista de 1932 com uma solenidade em frente ao mausoléu do Soldado Constitucionalista, no Cemitério da Saudade, onde estão enterrados 16 ex-combatentes campineiros. O ato contou com a presença de dezenas de pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história e também homenagear os soldados que lutaram na Revolução.

Parentes de ex-combatentes, Exército, policias militares, bombeiros e escoteiros participaram da homenagem que ocorreu na manhã de hoje (9). Na época vários jovens morreram na luta pela Constituição e pela democracia.  
 
O QUE FOI A REVOLUÇÃO 

A Revolução de 1932 foi uma guerra civil em que o Estado de São Paulo se revoltou contra a ditadura do então presidente Getúlio Vargas. Por mais que tenha sido derrotada no campo de batalha, a Revolução constitucionalista foi importante para a formação da identidade paulista e também para pressionar por nova Constituição.  
 
CAMPINAS NA REVOLUÇÃO

O prefeito da época, Orozimbo Maia, foi um aliado na revolução, pois, Campinas estava numa localização estratégica. A cidade era a primeira guarnição dos batalhões e um tronco ferroviário importante da Mogiana para o abastecimento das tropas nas fronteiras. Tanto esse tronco era fundamental que existe uma casamata próxima da estação onde hoje funciona a Estação Cultura.

Por isso mesmo, foi bombardeada pelos aviões chamados "vermelhinhos" entre 15 e 29 de setembro de 1932, causando a morte do menino Aldo Chioratto, hoje enterrado no Memorial da Revolução, na cidade de São Paulo.

Mesmo tendo sido derrotados na revolução, o episódio é motivo de orgulho para o povo paulista, visto que suas reivindicações foram atendidas.
 


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON