Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Exército comemora Dia do Batalhão Cidade de Campinas

Data, instituída ao calendário oficial da cidade, é celebrada há 16 anos todo dia 14 de julho

| ACidadeON Campinas

Dia do Batalhão Cidade de Campinas é celebrado desde 2006 (Foto: Denny Cesare/Código 19)

O 2ª Batalhão Logístico Leve iniciou, na manhã desta sexta-feira (12), as comemorações do Dia do Batalhão Cidade de Campinas, comemorado anualmente no dia 14 de julho, próximo domingo, data onde também é comemorado o aniversário da cidade.

O ato marcou o 16º aniversário do Dia do Batalhão Cidade de Campinas. O evento teve início às 10h na Avenida Soldado Passarinho, no Jardim Chapadão, e contou com solenidade militar, culto ecumênico, além da entrega do diploma "Amigo do Batalhão Cidade de Campinas" a personalidades da cidade.

Cerca de mil pessoas participaram do evento, entre eles membros que serviram desde o primeiro ano do 2ª Batalhão, formado em 1954.

AMIGOS DO BATALHÃO 

Paulo Brasileiro e Alexandra Caprioli recebem homenagem do exército (Foto: Denny Cesare/Codigo 19)
Durante a solenidade militar foram entregues diplomas a personalidades da cidade. O título de Amigo do Batalhão Cidade de Campinas foram oferecidos a 20 pessoas, entre eles o secretário de Cultura da Prefeitura de Campinas, Ney Carrasco, a diretora de Turismo, Alexandra Caprioli, e o diretor de Relações Institucionais da EPTV, Paulo Brasileiro.

CELEBRAÇÕES

As celebrações continuam durante o aniversário da cidade, no domingo (14). Pela manhã, membros do 2ª Batalhão expõem veículos históricos do exército durante a Maratona de Campinas, que percorre a Avenida José de Souza Campos e a Avenida Orosimbo Maia.

Mais à tarde, no Chefs Campinas, evento gastronômico que ocorre na Praça Carlos Gomes, membros do Batalhão participam do corte do bolo de aniversário, e à noite, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, eles participam do concerto da Orquestra Sinfônica Municipal.  



O BATALHÃO

Criado em 1954 como o 5º Grupo de Canhões Anti-Aéreos, parte orgânica da 11ª Brigada de Infantaria Leve, a organização recebeu o título de 2ª Batalhão Logístico Leve em 1954.

Em 1997, devido a sua estreita ligação com a comunidade campinense, uma portaria do então Ministro do Exercíto deu a organização a denominação histórica de Batalhão Cidade de Campinas.

Em 2006, a Lei Municipal 12.593 institui no calendário oficial do município o Dia do Batalhão Cidade de Campinas, comemorado todo dia 14 de julho, junto do aniversário da cidade.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook