Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Balão da Prestes Maia é pintado com a provocação: "Nunca serão"

O jogo será às 11h e, além de um forte esquema de segurança envolvendo a Polícia Militar devido a grande rivalidade entre as torcidas, o local terá uma operação de trânsito e transporte para o jogo

| ACidadeON Campinas

Provocação foi pintada de branco no gramado. Foto: Denny Cesare/Código 19

O dérbi entre Ponte Preta e Guarani será neste domingo (11) no Estádio Moisés Lucarelli, com torcida única da Macaca. O jogo será às 11h e, além de um forte esquema de segurança envolvendo a Polícia Militar devido a grande rivalidade entre as torcidas, o local terá uma operação de trânsito e transporte para o jogo (leia mais abaixo).

Na manhã deste sábado (10), véspera do jogo, o canteiro central do balão que dá acesso da Avenida Prestes Maia para as rodovias Anhanguera e Santos Dumont, em Campinas, foi pintado de branco com a frase: "Nunca serão".

A provocação é muito usada por torcedores do Guarani em referência a Ponte Preta que nunca conquistou um título de grande expressão nacional. Neste domingo, dia da partida, a Ponte completa 119 anos. A Macaca é o segundo clube mais antigo do Brasil em funcionamento e mais antigo paulista.

ESQUEMA DE SEGURANÇA

O Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) fará o esquema de segurança para o jogo. A preocupação da polícia é a rivalidade entre as torcidas dos dois times. A partir das 7h30 de domingo haverá uma interdição da circulação de veículos pelas vias Rua Proença, Rua Casper Libero, Rua Pedro de Alcântara, Rua Frei José de Monte Carmelo sendo liberado somente o trânsito de moradores.  

Também haverá bolsões de segurança em torno do estádio com oito pontos de triagem, onde não será permitido o acesso de torcedores sem a apresentação de ingresso.  

O Baep informou também que não será permitida a presença de torcedores do Guarani no local do evento, e nem a entrada nos bolsões de segurança de vendedores ambulantes, assim como de pessoas portando garrafas de vidro e/ou quaisquer outros objetos que coloquem em risco a segurança do evento. Os portões do estádio serão abertos às 8h, sendo que de acordo com a normatização vigente não será permitida a entrada de garrafas, sinalizadores e quaisquer outros objetos que coloquem em risco a segurança do público em geral.  

TRÂNSITO E TRANSPORTE

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) fará amanhã (11) uma operação especial de trânsito e transporte para o dérbi.  

Cerca de 20 agentes de trânsito atuarão no entorno do local, além de funcionários da Divisão de Controle Operacional e equipes semafóricas, que também participam do esquema operacional.  

As intervenções no entorno do estádio da Ponte Preta começam na madrugada, com a reserva de vagas na Rua Capitão Pedro de Alcântara para coibir o estacionamento. Por volta das 7h começam as interdições.

Ao todo serão 14 pontos principais de bloqueios totais; e mais quatro pontos de bloqueio com acesso local. Todos os pontos estão situados no entorno do estádio, com destaque para bloqueios totais em trechos das vias: Proença, Uruguaiana, Capitão Pedro de Alcântara, Frei José do Monte Carmelo; Thomaz Ortale, Casper Líbero, José Marchetti e Ayrton Senna da Silva.  

Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec serão alocados em pontos estratégicos, para orientar os motoristas. Devido às alterações na circulação, a Emdec aconselha que os motoristas não tentem estacionar próximo ao estádio; e não estacionem em locais proibidos pela sinalização e em guias rebaixadas.  

TRANSPORTE
 

O esquema operacional da Emdec para a partida entre Ponte Preta e Guarani também acarreta alterações no transporte público coletivo, nas proximidades do estádio. No total nove linhas terão mudanças nos itinerários.
As linhas impactadas são: 253; 349; 360; 360.1; 364; 366; 367; 395; e 403. Agentes da Emdec percorrem os trechos interditados, orientando os usuários do transporte sobre os desvios e pontos alternativos. A Emdec também disponibiliza cinco ônibus reservas, que ficarão alocados no Terminal Central, para atender demandas pontuais de alguma linha.  

A expectativa da Emdec é de que toda a operação seja encerrada por volta das 14h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o "Fale Conosco Emdec".

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON