Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Vinhedo confirma 1º caso de sarampo; região tem 16 casos

Caso é considerado importado, pois moradora estuda e trabalha em São Paulo e vem para o município apenas aos finais de semana

| ACidadeON Campinas

Região de Campinas tem 16 casos de sarampo confirmados (Foto: Sandro Pereira/Codigo19) 
Mais uma cidade na RMC (Região Metropolitana de Campinas) confirmou na tarde desta quarta-feira (14) um caso de sarampo. Desta vez, é a cidade de Vinhedo, que registrou o primeiro caso da doença.  

Trata-se de um caso importado, de uma moradora que estuda e trabalha em São Paulo e vem para o município apenas aos finais de semana. Até esta terça, há ainda 10 casos suspeitos na cidade. Segundo a Prefeitura, todos seguem com boa evolução clínica e aguardam resultados.  

Já a primeira manifestação de sarampo na cidade se deu em uma mulher de 24 anos, moradora da região da Capela. A Secretaria de Saúde tem desenvolvido diversas ações contra a doença, entre elas estão os bloqueios vacinais, com a Tríplice Viral, em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos tanto em Vinhedo como de outras cidades.  

A equipe da Vigilância Epidemiológica está realizando um trabalho de vacinação nos domicílios próximos de casos suspeitos de sarampo, assim como locais onde a pessoa normalmente frequenta, como empresa, escola, igreja, etc. As visitas poderão ocorrer no período noturno, onde a maior parte dos moradores se encontra presente. Neste momento, a colaboração da população, recebendo as equipes, é fundamental. Os responsáveis são identificados com crachás e carros oficiais da Secretaria de Saúde.  

Os bloqueios são realizados nas pessoas que entraram em contato com aquelas que apresentam sintomas, à medida que são recebidas notificações de suspeita, informadas pelos Serviços de Saúde e ou da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.  

REGIÃO  

Na região, soma-se com este de Vinhedo 16 casos confirmados de sarampo. Campinas tem oito casos até o momento, depois de não registrar casos autóctones desde 1997. Indaiatuba tem três casos, todos em crianças, com idades de 1, 3 e 10 anos. Hortolândia, Americana, Sumaré e Jaguariúna tem um caso cada.  
 
LEIA TAMBÉM
Valinhos tem 8 casos de suspeita de sarampo
Criança de 3 anos é o 3º caso de sarampo em Indaiatuba
Saúde confirma mais 4 casos de sarampo; vacinação é ampliada



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON