Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Vinhedo confirma 1º caso de sarampo; região tem 16 casos

Caso é considerado importado, pois moradora estuda e trabalha em São Paulo e vem para o município apenas aos finais de semana

| ACidadeON Campinas

Região de Campinas tem 16 casos de sarampo confirmados (Foto: Sandro Pereira/Codigo19) 
Mais uma cidade na RMC (Região Metropolitana de Campinas) confirmou na tarde desta quarta-feira (14) um caso de sarampo. Desta vez, é a cidade de Vinhedo, que registrou o primeiro caso da doença.  

Trata-se de um caso importado, de uma moradora que estuda e trabalha em São Paulo e vem para o município apenas aos finais de semana. Até esta terça, há ainda 10 casos suspeitos na cidade. Segundo a Prefeitura, todos seguem com boa evolução clínica e aguardam resultados.  

Já a primeira manifestação de sarampo na cidade se deu em uma mulher de 24 anos, moradora da região da Capela. A Secretaria de Saúde tem desenvolvido diversas ações contra a doença, entre elas estão os bloqueios vacinais, com a Tríplice Viral, em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos tanto em Vinhedo como de outras cidades.  

A equipe da Vigilância Epidemiológica está realizando um trabalho de vacinação nos domicílios próximos de casos suspeitos de sarampo, assim como locais onde a pessoa normalmente frequenta, como empresa, escola, igreja, etc. As visitas poderão ocorrer no período noturno, onde a maior parte dos moradores se encontra presente. Neste momento, a colaboração da população, recebendo as equipes, é fundamental. Os responsáveis são identificados com crachás e carros oficiais da Secretaria de Saúde.  

Os bloqueios são realizados nas pessoas que entraram em contato com aquelas que apresentam sintomas, à medida que são recebidas notificações de suspeita, informadas pelos Serviços de Saúde e ou da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.  

REGIÃO  

Na região, soma-se com este de Vinhedo 16 casos confirmados de sarampo. Campinas tem oito casos até o momento, depois de não registrar casos autóctones desde 1997. Indaiatuba tem três casos, todos em crianças, com idades de 1, 3 e 10 anos. Hortolândia, Americana, Sumaré e Jaguariúna tem um caso cada.  
 
LEIA TAMBÉM
Valinhos tem 8 casos de suspeita de sarampo
Criança de 3 anos é o 3º caso de sarampo em Indaiatuba
Saúde confirma mais 4 casos de sarampo; vacinação é ampliada



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON