Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Olimpíada de História tem redação sobre violência e Marielle

Final ocorreu neste sábado (17), na Unicamp; Olimpíada trouxe notícias que tratavam sobre onda de violência no país para que alunos escrevessem redação

| ACidadeON Campinas

Estudantes fizeram prova neste sábado em Campinas (Foto: Pedro Amatuzzi/Divulgação)  
A prova da final da Olimpíada de História, realizada neste sábado (17) na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), citou a morte da vereadora carioca Marielle Franco (Psol), assassinada em março de 2018, e trouxe outras notícias sobre violência no país para que os estudantes escrevessem uma redação com o tema "Violência, exclusão e a banalidade do mal".

Além da vereadora, foi morto também o motorista Anderson Gomes. A Olimpíada trouxe reportagens de jornais brasileiros sobre os assassinatos de indígenas, a volta da fome no país, a sanção da lei que permite internação compulsória de usuários de drogas e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que atirou em comunidades cariocas a bordo de um helicóptero.

A prova foi a final da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ao todo, 1,2 mil participantes de todos os estados brasileiros estarão na final.

O resultado sairá neste domingo (18). Foram convocadas para a final da competição 314 equipes que chegam nesta etapa após participarem de seis fases online durante os meses de maio e junho. Os grupos são formados por três alunos do Ensino Médio ou do 8º e 9º anos do Fundamental, além de um professor de História. A competição é aberta para escolas públicas e particulares.

LEIA TAMBÉM  
Equipe de meninas é a única de Campinas na final da Olimpíada de História
 
 


A PROVA

Na final, os participantes realizaram uma prova dissertativa na manhã de sábado (17). Já o anúncio dos medalhistas ocorrerá na manhã do domingo (18), no Ginásio da Unicamp, em uma cerimônia emocionante que conta com a presença de autoridades, familiares, historiadores de relevância nacional, além de um divertido show de rock.

Neste ano, a ONHB teve a participação de 73 mil inscritos de todos os estados, o que corresponde a 18,5 mil equipes. O Ceará é o que conta com maior número de finalistas (90 equipes); seguido do Rio Grande do Norte (74 equipes); São Paulo (37 equipes); Pernambuco (36) e Bahia (27). Somente os quatro estados nordestinos correspondem juntos a 72% do número total de participantes da final.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON