Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Campinas terá "onda" de calor em pleno Inverno

A promessa da previsão do tempo é que os termômetros passem dos 35ºC a partir de amanhã (11)

| ACidadeON Campinas

Campinas terá onda de calor nos próximos dias. Foto: Código 19

A semana começou bem quente em Campinas e pode haver recorde de temperatura máxima para o Inverno. A promessa da previsão do tempo é que os termômetros passem dos 35ºC a partir de amanhã (11). A onda de calor deve durar até sexta-feira, pelo menos.

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, existe a influência de uma intensa massa de ar seco sobre a região e por isso as frentes frias ficam retidas no Sul e não conseguem avançar por causa dessa massa de ar seco.  

"Como estamos nos aproximando do Verão há também uma maior é a intensidade da radiação que chega a superfície", explicou pesquisadora Ana Ávila do Cepagri.  

Essa massa de ar seco também inibe a formação de nuvens de chuva por isso o tempo fica firme e seco na região. As chuvas podem ocorrer apenas na segunda quinzena de setembro com a entrada da Primavera no dia 23 às 4h50.

A umidade relativa do ar fica mais baixa essa semana. A previsão é que a maior parte do Estado fique com níveis entre 20 e 30%. Vale lembrar que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a umidade ideia é de 60%.

RECORDE DO ANO

As temperaturas mais altas registradas em Campinas neste ano ocorreram nos primeiros meses do ano. Em janeiro o Cepagri mediu o dia mais quente do ano na quinta-feira, 31 de janeiro. As temperaturas atingiram os 36,1ºC às 17h20.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON