Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Hortolândia está em alerta para casos de tuberculose

As pessoas que estão com sintomas podem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência, sem a necessidade de encaminhamento

| ACidadeON Campinas

Casos aumentaram neste ano em Hortolândia. Foto: Reprodução EPTV

A Prefeitura de Hortolândia está em alerta após a confirmação de 46 casos de tuberculose neste ano. A doença é grave e altamente contagiosa. Por causa do número de casos a Prefeitura começou uma campanha para busca ativa da doença. Nos 12 meses do ano passado foram 53 casos.  

A campanha segue até o final deste mês. As pessoas que estão com sintomas podem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência, sem a necessidade de encaminhamento, para fazer o teste de tuberculose. Se o resultado for positivo, o tratamento é oferecido gratuitamente na rede pública.  

"Qualquer pessoa com tosse de mais de duas ou três semanas. Aquela tosse seca, ou produtiva, emagrecimento, febre baixa e suor noturno. É importante essa questão da febre baixa que muitas vezes não é vista como um sinal de alarme, mas ela é característica da tuberculose. E isso necessita de atenção médica", afirmou o médico clínico geral Leandro  Severino.  

A doença é grave e transmitida pelo ar quando o infectado tosse ou espirra. O diagnóstico precoce agiliza o tratamento, que tem duração de seis meses, e melhora as chances de cura.  

SINTOMAS 
Tosse há mais de três semanas
Emagrecimento repentino
Febre
Sudorese noturna

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON