Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Hortolândia está em alerta para casos de tuberculose

As pessoas que estão com sintomas podem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência, sem a necessidade de encaminhamento

| ACidadeON Campinas

Casos aumentaram neste ano em Hortolândia. Foto: Reprodução EPTV

A Prefeitura de Hortolândia está em alerta após a confirmação de 46 casos de tuberculose neste ano. A doença é grave e altamente contagiosa. Por causa do número de casos a Prefeitura começou uma campanha para busca ativa da doença. Nos 12 meses do ano passado foram 53 casos.  

A campanha segue até o final deste mês. As pessoas que estão com sintomas podem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência, sem a necessidade de encaminhamento, para fazer o teste de tuberculose. Se o resultado for positivo, o tratamento é oferecido gratuitamente na rede pública.  

"Qualquer pessoa com tosse de mais de duas ou três semanas. Aquela tosse seca, ou produtiva, emagrecimento, febre baixa e suor noturno. É importante essa questão da febre baixa que muitas vezes não é vista como um sinal de alarme, mas ela é característica da tuberculose. E isso necessita de atenção médica", afirmou o médico clínico geral Leandro  Severino.  

A doença é grave e transmitida pelo ar quando o infectado tosse ou espirra. O diagnóstico precoce agiliza o tratamento, que tem duração de seis meses, e melhora as chances de cura.  

SINTOMAS 
Tosse há mais de três semanas
Emagrecimento repentino
Febre
Sudorese noturna

Mais do ACidade ON