Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Hospitais de Campinas não têm laudo do Corpo de Bombeiros

No Rio de Janeiro, dez pessoas morreram após incêndio em hospital; em Campinas as unidades municipais e estaduais estão sem documentação ou com ela incompleta

| ACidadeON Campinas

O Hospital Mário Gatti está em busca do laudo definitivo (Foto: Denny Cesare/Código19) 

Nenhum hospital público de Campinas está com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) completamente em dia. O levantamento foi feito pela reportagem do ACidade ON Campinas tanto em unidades do município, quanto do Estado. Ambos negam, apesar disso, que há riscos nas estruturas.

No final da tarde de quinta-feira (12), dez pessoas morreram após um incêndio de grandes proporções que atingiu o Hospital Badim, instituição particular localizada na Tijuca, zona Norte do Rio de Janeiro.

Em maio, o ACidade ON Campinas mostrou que o Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, em Campinas, estava funcionando sem laudos que atestem a segurança emitidos Corpo de Bombeiros.

Agora, a Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência informou que toda a parte de sinalização, hidrantes e extintores já está regularizada e de acordo com as normas dos bombeiros.

Nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do São José, Campo Grande e Padre Anchieta, segundo a Rede, os equipamentos de segurança também estão dentro da conformidade e estão sendo feitas adequações físicas e estruturais.

O Hospital Ouro Verde também está recebendo reformas nos prontos-socorros adulto e infantil uma parte destas já entregue - que já estão sendo feitas de acordo com as mais modernas normas de segurança.

"Os projetos para obtenção do documento oficial do corpo de bombeiros já estão finalizados ou em andamento e a Rede espera poder implementá-los em breve para todas as unidades. É importante ressaltar que a Rede conta com técnicos de segurança e profissionais de manutenção capacitados que fazem vistorias frequentes nas unidades e acompanham o cumprimento das normas de segurança", informou a nota.

NA UNICAMP

O HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) também não está com a documentação completamente em ordem. De acordo com a assessoria de imprensa, o AVCB está protocolado desde 2017.

"O HC já possui diversas áreas já dentro dos padrões AVCB e tem realizado adequações pra ter AVCB completo", informou a assessoria.

Mais do ACidade ON