Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Emdec fará teste de bafômetro em bares de Campinas

Bares do Cambuí e do distrito de Barão Geraldo receberão ação para mostrar o grau alcoólico dos clientes e alertar que direção e álcool não combinam

| ACidadeON Campinas

O presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, apresenta as ações educativas (Foto: Sarah Brito)  
Com o aumento no número de mortes no trânsito (leia mais abaixo), a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), começará, a partir desta semana, uma campanha para educar e conscientizar o motorista campineiro. Uma das ações é levar bafômetros para bares do Cambuí e do distrito de Barão Geraldo para mostrar o grau alcoólico nos clientes e alertar que direção e álcool não combinam.

Os nomes dos bares não foram divulgados pela empresa, mas a ação será educativa e não punitiva. Agentes uniformizados entrarão nos comércios e só fará o teste quem quiser. A "fiscalização" ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro, das 19h às 22h.

Antes disso, já a partir do dia 19, a Emdec programou outras atividades. Na quinta-feira, haverá um segundo simulado de acidente grave na cidade, desta vez no Largo do Rosário. O primeiro do ano foi feito em maio, no entorno do Viaduto São Paulo, mais conhecido como Laurão, em Campinas, no período da noite.

Na quinta, além do simulado, a Emdec também levará óculos simuladores de álcool e drogas para a população testar como é estar sob o efeito de entorpecentes ou bebidas alcoólicas e tentar dirigir. No dia 22, haverá o 2º Encontro de Ciclistas de Campinas e Região, que ocorrerá no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, das 8h às 16h. No dia seguinte, será celebrado o dia sem carro no futuro Terminal BRT, na Avenida Amoreiras, no Vila Rica.

Já do dia 23 ao dia 27, será a vez da 2ª etapa da Campanha Viva, do dia 23 ao dia 27. A campanha levará 80 colaboradores da Emdec a faixas de pedestres da região central, que orientarão os motoristas a respeitar mais os pontos que não possuem semáforo.
A Emdec também prevê atividades em escolas, como um concurso de redação, grafitagem e um mini circuito de trânsito para crianças.

MORTES CRESCEM


De acordo com levantamento realizado pela Emdec, o município registrou, em 2018, 65 vítimas fatais de acidentes de trânsito na malha urbana, número 24,4% menor que em 2017, quando foram 86 óbitos. Trata-se do menor número de vítimas fatais na malha urbana já registrado, desde o início da medição realizada pela Emdec, em 2003.



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON