Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Oftalmologia da Unicamp cria Rede de Acesso à Visão

A Rede envolverá todos os serviços prestados na área em outras localidades, como por exemplo, o Hospital Estadual de Sumaré

| ACidadeON Campinas

Reunião que apresentou a iniciativa. Foto: Antonio Scarpinetti/SEC/Unicamp

O Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) apresentou o projeto de constituir uma Rede de Acesso à Visão.  

A Rede envolverá todos os serviços prestados na área em outras localidades, como por exemplo, o Hospital Estadual de Sumaré, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Limeira e os demais ambulatórios e hospitais sob a coordenação da Oftalmologia.  

A Rede funcionará como um programa-piloto para organizar o fluxo de atendimento nesses locais. "Nossa proposta é desenvolver um sistema que atenda desde casos do dia a dia, como a prescrição de óculos, até exames complexos, como tomografia de coerência óptica e cirurgias de transplante de córnea, catarata e glaucoma, com alta produtividade e qualidade", salienta o chefe da disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Carlos Eduardo Arieta.  

O docente da FCM explicou que a oftalmologia da Unicamp sempre teve no histórico o compromisso com a prevenção da cegueira, a saúde ocular comunitária e o trabalho em equipe baseado em pesquisa operacional para utilizar os recursos materiais e humanos de maneira eficiente, tornando-se um centro de referência nacional.

PRÊMIO
 
Referência nacional em cirurgias e atendimentos ambulatoriais há mais de trinta anos, o Serviço de Oftalmologia do HC acaba de receber o reconhecimento máximo em suas ações de prevenção à cegueira. O Serviço foi contemplado com o Prêmio António Champalimaud de Visão 2019, concedido pela fundação de mesmo nome.  

A cerimônia de premiação aconteceu na semana passada, em Lisboa. O HC divide o valor de um milhão de euros com outras duas instituições brasileiras, o Instituto Altino Ventura, no Recife e o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (Ipepo), sediado em São Paulo. É a primeira vez que o prêmio é oferecido, em 13 anos de existência, à instituições da América Latina.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON