Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Eleição do Conselho Tutelar gera filas em Campinas e Hortolândia

Eleição vai escolher 25 novos representantes do Conselho Tutelar de Campinas e Hortolândia.

| ACidadeON Campinas

 

Tempo de espera para registrar o voto poderia passar de 2h (Foto: Andréa Ramos/Imagens cedidas)

Os eleitores encararam longas filas neste domingo (6) para registrar o voto para os novos representantes do Conselho Tutelar nas cidades de Campinas e Hortolândia.

Imagens enviadas para a EPTV Campinas, é possível ver uma longa fila na EMEF Maria Pavanatti Fávaro, no Jardim São Cristóvão, em Campinas. Segundo eleitores que estavam no local, a espera para registrar o voto passava de 2h.

A EMEF Maria Pavanatti Fávaro abrange os eleitores da 378ª Zona Eleitoral e é uma das sete escolas que estavam disponíveis para a votação do Conselho Tutelar na cidade.

HORTOLÂNDIA

Em Hortolândia, foram apenas três escolas que receberam os votos para novos representantes do Conselho. Na cidade, os eleitores encararam longas filas na EMEF Professor Cláudio Roberto Marques, no Jardim Santana.

CONSELHO

Os Conselhos Tutelares são eleitos por voto direto, secreto, universal e facultativo aos cidadãos com domicílio eleitoral no município. A eleição é realizada sob coordenação e responsabilidade do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e fiscalização do Ministério Público.

De acordo com a legislação vigente, serão eleitos 25 conselheiros tutelares titulares e igual número de suplentes. Eles atuarão na gestão 2020-2024. O valor atualizado do subsídio referente ao mês de fevereiro de 2019 é de R$ 6.088,25.

Os candidatos passam por várias etapas: inscrição; prova escrita; avaliação psicológica; reunião para que conheçam as regras do processo de escolha dos candidatos habilitados; pleito e curso de capacitação inicial.

Em Campinas, 53 pessoas concorrem as 25 vagas do Conselho Tutelar. A eleição terminou às 17h. Os votos serão apurados em seguida.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON