Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

HackEdu: hackers do bem desenvolvem sistema pra Educação

Ao todo 25 pessoas distribuídas em oito equipes participaram do primeiro dia

| ACidadeON Campinas

 

Competição começou no último sábado em Campinas. Foto: Denny Cesare/Código 19

Teve início no último sábado (5) a 3ª maratona dos hackers do bem, realizada pela IMA (Informática de Municípios Associados). Esta edição é a primeira em parceria com a secretaria municipal de Educação e, por isso, recebeu o nome de HackEdu.

Ao todo 25 pessoas distribuídas em oito equipes participaram do primeiro dia. A grande motivação dos grupos é ter seu nome assinando um projeto que será utilizado em Campinas.  

Os maratonistas se reuniram no Teatro IMA Cultural onde foram recebidos com um café da manhã e participaram de palestras e oficinas que simulavam situações cotidianas de pais, alunos, professores e dirigentes escolares.  

Após o almoço, uma rápida sessão de "tira-dúvidas" e os participantes deram início ao trabalho de "ideação", que consiste em definir o trabalho que será desenvolvido. Após a definição, não é possível mais alterar os objetivos. Os trabalhos considerados plágios serão desclassificados.  

O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira participou da abertura e destacou a importância do incentivo às novas ferramentas digitais. "Campinas é um polo tecnológico e de conhecimento que tem esse sentido de atrair pessoas de diversos locais de todo o Brasil".  

Fomentar esse tipo de ação para jovens desenvolvedores é uma tarefa inerente da IMA afirmou o presidente, Fernando Garnero. "O objetivo principal é o de apresentar projetos inovadores para o uso comum da autoridade escolar, dos alunos e de seus pais. A IMA acaba de ser reconhecida pelo sistema de Avaliação On Line para as escolas públicas municipais e esse hackathon da Educação só vem a somar com nossa expertise nesse campo", disse.  

Agora os maratonistas terão 30 dias para desenvolver os sistemas idealizados. A apresentação do produto final e a escolha do projeto campeão será no dia 9 de novembro.  



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON