Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Hortolândia confirma 1º caso de maculosa em 2019

A mulher, de 31 anos, se recuperou bem da doença; em 2018 foram dois óbitos

| ACidadeON Campinas

Atualmente há 14 áreas de transmissão da doença mapeadas no município (Foto: Divulgação/Hortolândia) 

A Prefeitura de Hortolândia confirmou o primeiro caso de febre maculosa na cidade, neste ano. A mulher, de 31 anos, se recuperou bem da doença.

De acordo com a veterinária da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), Tosca de Lucca Benini Tomass, a Prefeitura apura o local onde a mulher foi infectada.  

"Possivelmente, foi em outra cidade. Refizemos todo o trajeto diário dela em Hortolândia e não houve contato com áreas de transmissão da Febre Maculosa", destacou a veterinária.

Atualmente, há 14 áreas de transmissão da doença mapeadas no município, locais com infestação de carrapato estrela, transmissor da Febre Maculosa. A Prefeitura sinalizou estas áreas com placas e orienta a população a ficar atenta aos sintomas da doença ao frequentar estes locais.

"Quem tiver sintomas como febre e mal estar após frequentar áreas de mata, beira de córregos, ou até mesmo parques e praças deve procurar o serviço de saúde mais próximo de casa e relatar os sintomas, que indicam suspeita de Febre Maculosa. Os sintomas, que podem ser confundidos com uma gripe comum, não devem ser ignorados", diz a Prefeitura.

Os principais sintomas de Febre Maculosa são:

Febre alta de inicio súbito e calafrios

Dor de cabeça

Conjuntivite

Náuseas e vômitos

Diarreia e dor abdominal

Dor muscular e/ou nas articulações

Insônia e dificuldade para descansar, prostração.

Inchaço e/ou vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON