Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Campinas reforça dose contra sarampo em 349 crianças

Balanço total do Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, realizada no sábado (19), foi divulgado nesta segunda (21)

| ACidadeON Campinas

Campanha de vacinação em Campinas teve reforço de Dia D neste final de semana (Foto: Carlos Bassan/PMC) 

Campinas reforçou a dose de vacina contra o sarampo em 349 crianças no Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que foi realizada no sábado (19) na cidade. No total, 3.651 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) compareceram aos postos de vacinação.

No entanto, como a campanha é de intensificação, foram aplicadas doses somente em crianças que ainda não haviam sido vacinadas. No ano, mais de 85 mil crianças já foram vacinadas contra o sarampo no município em 2019. No domingo (20), Campinas já havia divulgado um balanço parcial da operação.

O último boletim epidemiológico, divulgado na sexta-feira (18), indicou que a cidade está com 86 casos de sarampo confirmados. Os casos foram notificados entre 8 de julho e o último dia 17.

Dos 86 casos, 27 foram registrados em menores de um ano; 20 são em crianças entre 1 e 4 anos; cinco, em crianças entre 5 e 9 anos; um entre 10 e 14 anos; cinco entre 15 a 19 anos. Outros 20 casos ocorreram em adultos na faixa etária entre 20 e 34 anos; sete, na faixa entre 35 e 49 anos de idade. E ainda há um caso entre 50 e 64 anos. Não houve óbitos.

SURTO NO PAÍS

Por causa do surto da doença em todo o país, Campinas iniciou esta campanha no dia 7 de outubro e a previsão de término é na sexta-feira (25).

Durante este período exclusivo de campanha foram vacinadas 1.904 crianças (já incluídas nas mais de 85 mil). Uma segunda fase irá intensificar a vacinação de adultos de 20 a 29 anos, entre 18 e 30 de novembro.

DOSE ZERO

Antes, a primeira dose contra o sarampo era feita quando a criança completava um ano mas, no início de agosto, a Secretaria de Saúde de Campinas adotou a estratégia da chamada dose zero, para crianças a partir de seis meses de idade. A medida se antecipou à recomendação do Ministério da Saúde, que dias depois anunciou para o País como um todo. A dose zero não substitui as de rotina, que devem ser mantidas aos 12 meses, por meio da vacina tríplice viral, e aos 15 meses, por meio da vacina tetraviral ou pela tríplice viral associada à vacina contra a varicela. A efetividade da vacina é maior para aqueles que tomaram todas as doses recomendadas.


Situação da doença

Dados de novo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira, dia 18, apontam 86 casos de sarampo confirmados em Campinas. Os casos foram notificados entre 8 de julho e o último dia 17. Dos 86 casos, 27 foram registrados em menores de um ano; 20 são em crianças entre 1 e 4 anos; cinco, em crianças entre 5 e 9 anos; um entre 10 e 14 anos; cinco entre 15 a 19 anos. Outros 20 casos ocorreram em adultos na faixa etária entre 20 e 34 anos; sete, na faixa entre 35 e 49 anos de idade. E ainda há um caso entre 50 e 64 anos. Não houve óbitos.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON