Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Saúde promove campanha de prevenção ao câncer bucal

Não precisa agendar o exame com antecedência, basta procurar o centro de saúde mais próximo

| ACidadeON Campinas

A campanha tem como tema "Previna-se contra o Câncer Bucal e Sorria (Foto: Divulgação/PMC) 

A Semana Municipal de Prevenção do Câncer Bucal de Campinas começa nesta segunda-feira (4) e vai até a sexta-feira. Durante a campanha, os dentistas dos centros de saúde do município vão fazer gratuitamente o exame de saúde bucal e também palestas e rodas de conversa com os pacientes para orientação de como se prevenir contra esta doença, que teve 12 casos diagnosticados no primeiro semestre deste ano em Campinas.

Não precisa agendar o exame com antecedência, basta procurar o centro de saúde mais próximo da sua residência ou trabalho que tenha equipes de Odontologia para passar por uma avaliação.

Cada unidade de saúde também vai fazer sua agenda de palestras com os dentistas e quem quiser participar deve consultar os horários na unidade mais conveniente. As palestras vão abordar a importância da detecção precoce do câncer de boca e ensinar a realizar o autoexame.

A campanha tem como tema "Previna-se contra o Câncer Bucal e Sorria com Saúde" e também é promovida em todo o Brasil.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, a dentista Rosana da Costa Selhi, é muito importante que as pessoas façam o autoexame da região da boca para ver se detectam alguma alteração, mas também passem por um profissional para uma avaliação mais detalhada.

"Os tumores na boca são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. O pigarro constante, por exemplo, pode ser um sintoma de problemas. Aftas que não saram, caroços, alterações na língua e nos lábios são outros sinais que podem indicar a necessidade de investigação", ressalta Rosana.

A coordenadora lembra que durante a campanha de vacinação contra gripe, entre maio e abril deste ano, os dentistas dos CSs aproveitaram para fazer um mutirão de prevenção ao câncer bucal. Foram examinadas 16.875 pessoas, sendo que 152 apresentaram sinais suspeitos da doença e 125 pacientes realizaram coleta de material para biópsia.

A DOENÇA

Os sintomas de câncer bucal mais comuns são rouquidão, endurecimento da língua e feridas que não cicatrizam há mais de 15 dias. "Se a pessoa apresentar algum desses sintomas deve procurar imediatamente um dentista", aconselha Rosana.

Segundo ela, nos casos de câncer de língua e lábio, os prognósticos são favoráveis à cura. O tratamento é feito pela remoção cirúrgica da lesão, radioterapia e quimioterapia.

O câncer de boca, de acordo com Rosana Selhi, está mais presente entre os homens e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 40 anos. Pode afetar os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca, devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), e também a região embaixo da língua. Já o câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre, mais frequentemente, no lábio inferior. O câncer de orofaringe, parte posterior da língua (amígdalas e palato mole), são tumores com características diferentes do câncer da cavidade oral.

Para prevenir o câncer bucal, o conselho é evitar o fumo e as bebidas alcoólicas, adotar uma dieta rica em alimentos saudáveis e manter uma boa higiene oral. "A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em 25% até 2025", informa Rosana Selhi.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON