Aguarde...

cotidiano

Prefeitura "sela" 100 casas em área de inundação em Barão Geraldo

Região Piracambaia 1 fica às margens do rio Atibaia e é considerada de risco pela Defesa Civil

| ACidadeON Campinas

Tipo de "selagem" feita pela Administração inclui numeração nas casas (Foto: Secretaria da Habitação)

A Prefeitura de Campinas notificou nesta quinta-feira (7) 100 proprietários de casas construídas ou em construção em uma área de risco próximo ao Rio Atibaia, no distrito de Barão Geraldo. A ação ocorreu pela manhã e envolveu as Secretarias de Habitação, Verde, Planejamento e Urbanismo, Defesa Civil e GM (Guarda Municipal). Cerca de 25 pessoas participaram da ação.

A Administração informou que a ação foi de orientação às famílias que já construíram suas casas e também aqueles que estão no processo pois o local é mapeado como de risco pela Defesa Civil. A região é conhecida como Piracambaia 1 e há pelo menos 4 anos é monitorada pela Administração, além de ser alvo de um inquérito do MPE (Ministério Público Estadual).

Segundo o diretor da secretaria de Habitação, Marcelo Ferreira, não houve desocupação de nenhuma casa ou lacração das residências nesta quinta. A operação começou às 8h e terminou por volta de 14h, segundo ele.

"Nós fizemos uma 'selagem' das casas, que é uma numeração. Não é um embargo da construção. Atribuímos um número e coloco no cadastro da Cohab. Caso a casa esteja sendo construída, é o proprietário que é notificado. Se ele não estiver, colamos um cartaz para parar a construção imediatamente".  



De acordo com Ferreira, a ação foi feita hoje pois notou-se um adensamento na região, com novas construções. No entanto, muitas famílias já construíram suas casas no local, com características de chácara. "Muitas das famílias compraram o terreno, então a ação também serve para mostrar a futuros compradores que a área é de risco", explicou o diretor da Habitação.

Além do Piracambaia, Campinas tem um segundo local com características como esta. É a região do Beco do Morkazel, em Sousas, onde há também uma ocupação construída a beira do rio Atibaia.

ORIENTAÇÃO

A Secretaria de Habitação orienta as pessoas a procurarem a pasta se quiserem comprar um terreno ou lote em Campinas e tivem dúvidas sobre como fazer ou se ele está em área de risco.

Mais do ACidade ON