Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Prefeitura "sela" 100 casas em área de inundação em Barão Geraldo

Região Piracambaia 1 fica às margens do rio Atibaia e é considerada de risco pela Defesa Civil

| ACidadeON Campinas

Tipo de "selagem" feita pela Administração inclui numeração nas casas (Foto: Secretaria da Habitação)

A Prefeitura de Campinas notificou nesta quinta-feira (7) 100 proprietários de casas construídas ou em construção em uma área de risco próximo ao Rio Atibaia, no distrito de Barão Geraldo. A ação ocorreu pela manhã e envolveu as Secretarias de Habitação, Verde, Planejamento e Urbanismo, Defesa Civil e GM (Guarda Municipal). Cerca de 25 pessoas participaram da ação.

A Administração informou que a ação foi de orientação às famílias que já construíram suas casas e também aqueles que estão no processo pois o local é mapeado como de risco pela Defesa Civil. A região é conhecida como Piracambaia 1 e há pelo menos 4 anos é monitorada pela Administração, além de ser alvo de um inquérito do MPE (Ministério Público Estadual).

Segundo o diretor da secretaria de Habitação, Marcelo Ferreira, não houve desocupação de nenhuma casa ou lacração das residências nesta quinta. A operação começou às 8h e terminou por volta de 14h, segundo ele.

"Nós fizemos uma 'selagem' das casas, que é uma numeração. Não é um embargo da construção. Atribuímos um número e coloco no cadastro da Cohab. Caso a casa esteja sendo construída, é o proprietário que é notificado. Se ele não estiver, colamos um cartaz para parar a construção imediatamente".  



De acordo com Ferreira, a ação foi feita hoje pois notou-se um adensamento na região, com novas construções. No entanto, muitas famílias já construíram suas casas no local, com características de chácara. "Muitas das famílias compraram o terreno, então a ação também serve para mostrar a futuros compradores que a área é de risco", explicou o diretor da Habitação.

Além do Piracambaia, Campinas tem um segundo local com características como esta. É a região do Beco do Morkazel, em Sousas, onde há também uma ocupação construída a beira do rio Atibaia.

ORIENTAÇÃO

A Secretaria de Habitação orienta as pessoas a procurarem a pasta se quiserem comprar um terreno ou lote em Campinas e tivem dúvidas sobre como fazer ou se ele está em área de risco.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON