Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Unicamp: abstenção cai e 66,8 mil fazem 1ª fase de vestibular

Abstenção geral de 8,27% é a menor desde 2017; na quarta-feira (20), Comvest divulga gabarito de prova deste domingo

| ACidadeON Campinas

Prova da Unicamp (Foto: Denny Cesare/Código19)

A abstenção geral na prova da primeira fase do vestibular da Unicamp aplicada neste domingo (17) caiu neste ano em comparação ao ano passado, chegando a 8,27% do total de inscritos, de acordo com dados da Comvest (Comissão Permanente para Vestibular). Em 2018, a abstenção chegou a 8,6%.

Além de ser menor que a do ano passado, a abstenção registrada neste ano segue tendência de queda e é a menor desde 2017, segundo o Comvest. Neste ano, no total, 66.833 candidatos concorreram a 2.579 vagas em 69 cursos de graduação oferecidos pela universidade. A prova foi aplicada em 30 cidades de São Paulo e outras cinco capitais (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador).   

A Comissão não registrou fraudes ou problemas na prova. Apesar disso, ao menos quatro pessoas teriam desistido da prova por terem passado mal em razão do calor, segundo o diretor do Comvest, José Alves Freitas Neto. Esses estudantes estavam fazendo a prova em São José dos Campos, Fortaleza e Campinas.

LEIA MAIS 
Unicamp aborda racismo e desmatamento em 1ª fase do vestibular


Em Campinas, a abstenção foi maior que a geral: de 9,69%. Já na capital, a abstenção foi no caminho oposto da sede da universidade, ficando em 7,58%. A maior abstenção, no entanto, foi registrada na capital de Minas Gerais, chegando a 10,98% de faltas. No total, 6.029 candidatos não compareceram para fazer o exame.   


PRÓXIMAS DATAS

A Comvest ainda divulgará na próxima quarta-feira (20) o gabarito das questões. Já a prova da primeira fase já está disponível para consulta na página oficial da Comissão. A lista de aprovados da primeira fase será divulgada no dia 9 de dezembro, assim como os locais de prova da segunda fase, quando a prova traz questões dissertativas e a redação.

O exame aplicado neste domingo (17) teve 90 questões de múltipla escolha, sendo 13 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 13 questões de Matemática, 9 questões de História e 9 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 9 questões de Física, 9 questões de Química, 9 questões de Biologia, 7 questões de Inglês, além das 12 questões interdisciplinares. Cada questão tem quatro alternativas.

ABSTENÇÃO ANO A ANO

2016 - 8,20%
2017 - 8,64%
2018 - 9,02%
2019 - 8,59%
2020 - 8,27%

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON