Aguarde...

cotidiano

Viracopos realiza simulado com atirador no saguão de embarque

Um homem de máscara armado com um fuzil e uma pistola e outro à paisana armado com uma pistola invadiram o saguão de embarque

| ACidadeON Campinas

Simulado ocorreu na manhã desta quarta-feira em Viracopos (Foto: Divulgação) 

A Polícia Federal e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, realizaram nesta quarta-feira (27), no saguão de embarque do aeroporto um treinamento de segurança chamado Reação a Atirador Ativo, no qual é simulado o ataque de homem armado. Esta é a primeira vez que este tipo de exercício é realizado em Viracopos.

A ação foi coordenada pelo COT (Comando de Operações Táticas) da Polícia Federal. De acordo com o treinamento, um homem de máscara armado com um fuzil e uma pistola e outro à paisana armado com uma pistola invadiram o saguão de embarque de passageiros e começaram a atirar em pessoas que ali estavam como participantes cenográficos.

Em seguida, houve a ação de um grupo especial da Polícia Militar que eliminou um atirador e rendeu o outro que estava sem a máscara. Pelo menos 70 pessoas participaram do simulado, que durou aproximadamente 30 minutos e contou com participação da Polícia Militar, Polícia Civil, gerências de Viracopos, lojistas, companhias aéreas e órgãos públicos.

O treinamento do atirador ativo não é uma exigência normativa aos aeroportos. Após o exercício, é realizada uma avaliação das situações de risco e um relatório é encaminhado ao aeroporto para sugerir pontos de melhorias.

O exercício de Reação a Atirador Ativo encerra uma série de três dias de treinamento de segurança realizados pelo aeroporto e pela Polícia Federal com palestras (na segunda-feira) e o ESAIA-2019 (Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave), exercício obrigatório anual previsto pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em aeroportos com grande movimentação de passageiros. 


Mais do ACidade ON