Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Triplica número de ligações "fake" sobre chuvas à Defesa Civil

Dados mostram aumento de mensagens falsas e trotes ao órgão em Campinas

| ACidadeON Campinas

Dados de trotes foram levantados pela Defesa Civil de Campinas (Foto: EPTV Campinas)

O número de chamados à Defesa Civil sobre chuvas com base em informações falsas se intensificaram neste final de ano, segundo dados levantados pelo órgão a pedido da EPTV Campinas. Em setembro, foram 13 ocorrências entre ligações pelo 199 e mensagens falsas checadas pela equipe do órgão. Já em outubro, esse número saltou para 40. Com isso, as ocorrências triplicaram no período e o aumento percentual foi de 207% no período.

Além disso, até o dia 23 deste mês, a Defesa Civil já recebeu 23 trotes e mensagens mentirosas. Elas são enviadas, geralmente, por aplicativos de mensagem on-line e mostram chuvas e temporais em outras cidades. No entanto, a narração afirma que ocorreu em Campinas,  o que não é verdade.

Isso gera um problema para a Defesa Civil, desloca uma equipe para checar a situação no local indicado. Nesta quarta (27), a Defesa Civil de Campinas, de outras cidades da região e pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) se reuniram para discutir soluções para o problema.

"Muitas vezes, afirmam que caiu uma árvore sob um veículo em algum lugar, que tem alguém ferido. E a pessoa liga e desliga o telefone. Não tem como checar. Isso traz muita dificuldade. Só tem como ver indo ao local", disse o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

A pesquisadora e professora do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, Ana Ávila, lamentou a situação. "A fake news deixa as pessoas em pânico, além de desacreditar a profissão do meteorologista", disse.

COMO AJUDAR

O caminho para combater as fake news é sempre checar a fonte da informação e não repassar a notícia se você não tiver certeza se é verdade ou não.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON