Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Unicamp cria curso de licenciatura em teatro em 2020

A licenciatura funcionará em período noturno e serão 25 vagas, ofertadas a partir do vestibular 2021, que ocorre no fim do ano de 2020

| ACidadeON Campinas

Campus da Unicamp, em Campinas (Foto: Unicamp/Divulgação) 

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) terá a partir de 2020 mais um curso na sua grade curricular. Será a licenciatura em teatro, criada pelo Consu (Conselho Universitário) na terça-feira (26). O curso formará professores da área de artes cênicas, que poderão atuar em escolas de todos os níveis.

A licenciatura funcionará em período noturno e serão 25 vagas, ofertadas a partir do vestibular 2021, que ocorre no fim do ano de 2020.

O curso, que ficará no IA (instituto de Artes), surge de uma demanda antiga dos próprios estudantes, explica o coordenador da Graduação em Artes Cênicas, Rodrigo Spina. Atualmente, não existe em Campinas e região instituições de ensino com licenciatura nessa área.

A ideia do novo curso, segundo Spina, é ter muita prática, propiciando ao futures professores que entendam o fazer teatral pelo próprio jogo cênico.

COMO ENTRAR

A forma de ingresso será constituída de três etapas. Além da prova do vestibular, o candidato deverá passar por prova prática e por entrevista.

ÊNFASE DO CURSO

Três eixos temáticos estão previstos na licenciatura: Técnicas e Processos de Formação do Educador em Teatro (o professor-pedagogo); Poéticas e Linguagens da Cena (o professor-artista) e Arte e Contexto (o professor-artista-no-mundo).

ONDE TRABALHAR

Os formados no novo curso da Unicamp terão a possibilidade de trabalhar em escolas de todos os níveis de ensino, cursos técnicos em Teatro e cursos superiores, atuando na preparação, planejamento, execução e avaliação das atividades teatrais.

Além disso, o profissional estará habilitado a organizar atividades que congreguem professores, alunos, familiares e funcionários, como mostras, eventos culturais, festivais estudantis, festas comemorativas.

Outro ponto de atuação é em projetos governamentais de cultura, ONGs, grupos de teatro amadores/comunitários, grupos de teatro profissionais, realizando preparação de oficinas, workshops, cursos imersivos.

O profissional também poderá trabalhar nas áreas de empreendedorismo cultural, gestão e produção cultural, exercendo as funções de supervisão e gerenciamento de atividades culturais, tais como: curadoria, avaliação e execução de projetos, organização de eventos, entre outros.  

A LEI

A Licenciatura em Teatro está em consonância com a inclusão do teatro, juntamente com artes visuais, dança e música, no campo das artes, integrando o currículo da educação básica, através da Lei n° 13.278/2016. A legislação, que alterou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), prevê que os profissionais sejam formados para atuar nesta demanda. A fim de contemplar a demanda de implantar esse componente curricular no ensino infantil, fundamental e médio, a lei fixou um prazo de cinco anos para que os sistemas de ensino promovam a formação de professores.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON