Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Ataque de abelhas mata 14 macacos no Zoo de Americana

Macacos-prego-de-peito-amarelo foram vítimas de enxame de abelhas-europa nesta quinta-feira (5)

| ACidadeON Campinas

Macacos-prego no Zoo de Americana (Foto: Divulgação)

O ataque de um enxame de abelhas deixou 14 macacos-pregos mortos no Parque Ecológico de Americana. O acidente foi nesta quinta-feira (5), mas a administração do Zoo divulgou o fato somente nesta sexta (6).

As abelhas-europa invadiram o recinto dos macacos-prego-do-peito-amarelo, causando a morte de 14 animais. Segundo o diretor do Parque Ecológico, João Carlos Tancredi, que é também engenheiro agrônomo, esta época do ano é mais propícia para a ocorrência de um fenômeno denominado enxameamento, nome que se dá à migração de parte de uma colmeia.

"A ocorrência deste fenômeno é relativamente comum e pode causar sérios transtornos. Quando o enxame está muito grande e acontece a produção de uma nova rainha, ocorre o enxameamento e as abelhas tornam-se muito agressivas", explicou.

Após o ataque, os tratadores e técnicos do Zoo atenderam os animais que ainda estavam vivos. Mas nenhum sobreviveu. "Nos acidentes provocados por ataque múltiplo de abelhas, desenvolve-se um quadro tóxico generalizado denominado de síndrome de envenenamento por causa da quantidade de veneno inoculada, levando o indivíduo à morte", informou Tancredi. Por se tratar de uma área de mata, a presença de colmeias é comum.

A equipe do Parque Ecológico ressalta que um acidente similar ocorreu há cerca de 15 anos, envolvendo o óbito de várias aves no local.

Mais do ACidade ON