Aguarde...

cotidiano

Ipem fiscaliza radares em Campinas neste domingo

A ação, segundo o órgão, tem a finalidade de proteger o consumidor

| ACidadeON Campinas

Campinas possui cerca de 125 pontos de equipamentos espalhados por diferentes vias. Foto:Denny Cesare/Código 19

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado irá verificar no próximo neste domingo (8), a partir das 9h, radares de velocidade localizados em vias de Campinas. Ao todo a fiscalização ocorre em seis vias da cidade. 

A ação ocorre periodicamente. No começo dessa semana a verificação ocorreu na Avenida José de Sousas Campos (Norte-Sul) e acabou gerando trânsito porque quando os técnicos fazem a verificação a via deve ser fechada.

A ação, segundo o órgão, tem a finalidade de proteger o consumidor. Em Campinas os radares são operados pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).

Segundo a Emdec, Campinas possui em torno de 125 pontos de equipamentos de radares em operação. As vias em que há equipamentos são sinalizadas, indicando a velocidade máxima permitida em cada uma, que pode ser de 40, 50, 60 e 70 km/h. Também há sinalização indicando a presença do equipamento de fiscalização eletrônica.  

A verificação do Ipem acontece amanhã nos seguintes endereços:  

- Avenida Senador Saraiva, próximo da Avenida Benjamin Constant;
- Avenida Prestes Maia, sobre Ponte Piçarrão;
- Avenida Prestes Maia, nº 170;
- Avenida Princesa DOeste, próximo da Avenida Airton Senna;
- Avenida Doutor Salles de Oliveira.  

Diariamente, o Ipem-SP verifica os radares de velocidade em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.  

A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo radar. Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.  

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP. A ação será realizada pela equipe de fiscalização do instituto em Campinas.

Mais do ACidade ON