Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Campinas tem caminhada pelo fim da violência a mulher

A mobilização que aconteceu na manhã deste domingo (8) reuniu na Lagoa do Taquaral pessoas que caminharam pelo fim da violência contra as mulheres

| ACidadeON Campinas

Ato reuniu na Lagoa manifestantes pedindo fim da violência a mulheres (Foto: Luciano Claudino/Codigo19)
Manifestantes se reuniram na manhã deste domingo (8) na Lagoa do Taquaral, em Campinas. A ação, denominada "Caminhada pelo fim da violência contra a mulher" teve como proposta conscientizar e pedir basta a violência feminina.  

Campinas já registrou em 2019 seis casos de feminicídio. Segundo um estudo feito pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, a taxa de feminicídio na cidade é maior que média estadual.  

O ato teve o grupo de pessoas caminhando em torno da Lagoa, com camisetas, faixas e dizeres contra o feminicídio, agressões e assédio.  

Os participantes saíram vestindo laranja, cor que representaria os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, uma campanha internacional de combate à violência contra mulheres e meninas. A campanha consiste em uma mobilização global em torno desse propósito.  

No Brasil a mobilização dura 21 dias, começando em 20 de novembro, dia da consciência negra, pelo fato da maior parte de vítimas de violências serem mulheres negras. O encerramento é no dia internacional dos direitos humanos, dia 10 de dezembro. 

A ação foi realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil em parceria com entidades e empresas, o grupo realizou também atos em outras cidades do país.  

Não houve prejuízo ao trânsito,  já que a caminhada aconteceu na pista interna da avenida, que fica fechada ao tráfego de veículos aos finais de semana. 



Mais do ACidade ON