Aguarde...

cotidiano

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Ano Novo

Em razão das celebrações de Ano Novo, alguns serviços públicos terão mudanças na grade de funcionamento

| ACidadeON Campinas

Movimentação na principal via do comércio popular de Campinas, Rua 13 de Maio. (Foto: Código 19/Arquivo)

Hoje (30) é o último dia útil de 2019. Amanhã (31), muita coisa já não funciona ou terá o fechamento antecipado. Os bancos, por exemplo, funcionam apenas hoje, depois só na quinta-feira, dia 2. Já o expediente nas repartições públicas será encerrado também hoje, às 18h, e retomado na quinta às 8h.

Para te ajudar a se programar o ACidade ON fez uma lista dos horários de funcionamento ou não, dos principais serviços e comércios da cidade. Confira:

COMÉRCIO

Centro - O comércio da área central de Campinas vai funcionar normalmente nesta segunda-feira (30) entre 8h e 19h. Já amanhã (31), véspera de Ano Novo o funcionamento será mais curto: abre às 8h e fecha às 15h. Na quarta-feira (1º), feriado do Dia da Confraternização Universal, o comércio não abre. O funcionamento volta na quinta-feira, dia 2, das 8h às 19h.  

Shoppings - Os shoppings funcionam normalmente hoje, já amanhã terão horários diferenciados, fechando mais cedo. Na quarta, as lojas fecham. Confira abaixo os horários de funcionamento dos centros de compras:

Shopping Iguatemi Campinas
Dia 31 - das 10h às 15h
1º de janeiro Lojas fechadas  

Galleria Shopping
Dia 31 - das 10h às 15h
1º de janeiro Lojas fechadas  

Shopping Unimart
Dia 31 - das 9h às 15h
1º de janeiro Lojas fechadas  

Shopping Parque das Bandeiras
Dia 31 - das 10h às 15h
1º de janeiro Lojas fechadas  

Parque D. Pedro Shopping
Dia 31 - 10h às 15h
1º de janeiro Lojas fechadas  

Shopping Prado Boulevard
Dia 31 - 10h às 15h
1º de janeiro Ponto facultativo, ou seja, abre quem quiser  

Campinas Shopping
Dia 31 - 10h às 15h
1º de janeiro Lojas fechadas

Spazio Ouro Verde
Não informou os horários de funcionamento.

Mercado Municipal Abrirá no dia 31 de dezembro, das 7h às 15h, e fecha na quarta, dia 1º de janeiro e na quinta, dia 2 de janeiro. Nos outros dias, segue o funcionamento normal - sábado entre 7h e 18h30; domingo, das 7h às 12h; segunda e quarta, das 7h às 18h30.  

Feiras livres - Não ocorrem na quarta, dia 1 de janeiro.  

Ceasa Campinas - A área administrativa encerra as atividades na terça (30), às 16h, e retoma na quinta, dia 1º de janeiro, às 8h. O Mercado de Hortifrútis e o Mercado de Flores, Plantas e Acessórios funcionarão em ponto facultativo para os comerciantes na terça (31) e quinta, dia 2 de janeiro e estarão fechados na quarta, dia 1º de janeiro. O Banco de Alimentos, o Departamento de Alimentação Escolar e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), seguirão o horário da área administrativa.
Confira os horários: Mercado de Hortifrutigranjeiros: segundas, quartas e sextas-feiras, das 4h às 13h; terças e quintas-feiras, das 7h às 16h; sábados, das 7h às 11h.  

Mercado de Flores e Plantas - Segundas e quintas-feiras, das 6h às 12h, para cadastrados, e segundas e quintas-feiras, das 12h às 16h30 para o público geral; sábados, das 8h às 13h. O Varejão da Ceasa, a Feira de Orgânicos da Ceasa e a Feira de Artesanato da Ceasa, ocorrem aos sábados, das 8h às 13h.

SERVIÇOS  

Poupatempo - Na semana em que se comemora o Ano Novo, os postos do Poupatempo estarão fechados em todo o Estado entre segunda e quarta-feira (30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2020). Na quinta feira (2), todas as unidades voltam a atender normalmente.
Detran.SP - Na semana de Ano Novo, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo fecham nos dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2020. No dia 2 de janeiro de 2020, após o feriado, todas as unidades voltam a atender normalmente.

Correios - Não haverá funcionamento dos Correios no dia 31 de dezembro e 1° de janeiro.  

Bancos - As agências bancárias abrem normalmente hoje, dia 30. Já nesta terça-feira, dia 31, as instituições financeiras não abrem para atendimento. As atividades voltam na quinta-feira, dia 2. As contas de consumo (água, luz, telefone etc.) que vencem no dia 31 de dezembro e 1º de janeiro, podem ser pagas sem multa no dia 2 (quinta-feira). Os serviços de caixa eletrônico funcionam normalmente todos os dias.

Defesa Civil Atendimento 24h, com chamadas pelo telefone 199.  

Guarda Municipal Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo Disque Guarda Municipal 153.  

Disque CIMCamp Atendimento 24h pelo telefone 153.  

Sanasa/Água e Esgoto Não haverá expediente administrativo na terça, dia 31 de dezembro e na quarta, dia 1º de janeiro de 2020, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de atendimento ao cliente também funcionará através do 3735 5000 / 0800 7721195.

Subprefeituras - Os postos de atendimento da Emdec nas subprefeituras do Ouro Verde e Campo Grande e nos "Agiliza" de Barão Geraldo e Nova Aparecida fecham na terça e quarta-feira, dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. O atendimento será retomado na quinta-feira, 2 de janeiro.  O posto de atendimento da Emdec no Poupatempo Campinas Shopping fecha na segunda, terça e quarta-feira, dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro; e retoma o atendimento na quinta-feira, 2 de janeiro. O telefone do Poupatempo para informações é o 0800 772 3633.  

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT)  As unidades Centro, Ouro Verde e Campo Grande do CPAT seguem o expediente administrativo da Prefeitura, ou seja, fecham na terça (31) e na quarta, dia 1 de janeiro.

Limpeza Urbana  Na terça (31), todas as coletas ocorrem normalmente. Já na quarta, 1 de janeiro, haverá somente a coleta hospitalar nos grandes e pequenos geradores. O serviço de varrição manual será feito em sistema de plantão.  

Sistema de Atendimento 156 O serviço de atendimento segue o expediente administrativo da Prefeitura, ou seja, fecha na terça (31) e na quarta, dia 1 de janeiro.  

Procon  Os atendimentos no 151, no Procon Móvel, bem como nas unidades de atendimento do Agiliza e sede Administrativa fecham na terça (31) e na quarta, dia 1 de janeiro. As unidades que atendem no Poupatempo do Campinas Shopping e do Centro fecham na segunda (30), na terça (31) e na quarta, dia 1 de janeiro e retomam na quinta, dia 2 de janeiro. O Procon Digital receberá reclamações via web (www.procon.campinas.sp.gov.br) normalmente.

PARQUES E LAZER
 
Bosques A Lagoa do Taquaral e o Bosque dos Jequitibás abrem normalmente, lembrando que o Bosque dos Jequitibás fica fechado às segundas-feiras para manutenção.  

Torre do Castelo a Torre do Castelo abrirá na terça (31) das 10 às 12h e das 13h às 17 e na quarta, dia 1 de janeiro, fica fechada.

SAÚDE  

Sistema Público de Saúde Os prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde e os Pronto Atendimentos Padre Anchieta, Campo Grande, São José e Carlos Lourenço atendem normalmente, 24 horas, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que recebe chamadas por meio do telefone 192. Os Centros de Saúde fecham na terça (31) e na quarta, dia 1º de janeiro.

TRANSPORTE  

Trânsito e Transporte Coletivo A Emdec mantém os serviços essenciais e de emergência com equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização e a operação na Divisão de Controle Operacional atuam normalmente. As solicitações da população para a Emdec podem ser feitas pelo telefone 118, o "Fale Conosco Emdec". Também de forma remota, na seção "Fale Conosco", no endereço eletrônico www.emdec.com.br.  O serviço de atendimento presencial ao público ficará fechado na terça e quarta-feira, dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. As atividades retornam ao normal na quinta-feira, dia 2 de janeiro, às 12h.  

PAI-Serviço - Os agendamentos das viagens do PAI-Serviço terão alteração no feriado: Para agendar viagens para quarta e quinta-feira, dias 1 e 2 de janeiro, a pessoa deve ligar no dia 30 de dezembro e para agendar para o dia 3 de janeiro, a pessoa deve ligar na terça, dia 31.  O PAI-Serviço garante transporte gratuito porta a porta às pessoas com restrição severa de mobilidade. Os deslocamentos podem ser realizados para tratamento médico, sócio-assistencial, educação, atividades diversas e trabalho. O serviço possui 50 vans adaptadas e dois ônibus acessíveis. O PAI-Serviço também atende pelo telefone 118.  

Pátio - O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito, ao Pátio Municipal, será realizado normalmente durante o feriado de Ano Novo. A retirada fica suspensa na terça e na quarta-feira, dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. E será retomada na quinta-feira, dia 2 de janeiro. O atendimento no Pátio é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Mais do ACidade ON