Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Piet Schoenmaker, ícone da Expoflora, falece aos 75 anos

Embaixador da Expoflora de Holambra, Piet Schoenmaker faleceu na noite desse sábado aos 75 anos. Velório começa às 13h

| ACidadeON Campinas

Piet Schoenmaker durante a abertura da Expoflora de 2017 (Foto: Luciano Claudino/Codigo19)

Faleceu na noite desse sábado (11), aos 75 anos, Piet Schoenmaker, ícone de Holambra e da Expoflora. Ele lutava contra um câncer e faleceu no Hospital Madre Theodora, em Campinas.  

Petrus Wilhelmus Jozef Schoenmaker, o Piet, era agricultor, professor de dança e considerado embaixador da Expoflora, a maior exposição de flores da América Latina. Ele gostava de ressaltar que era holandês de nascimento, mas brasileiro de coração. 

A família do professor de dança migrou com a família para o Brasil em outubro de 1959, quando tinha apenas 15 anos de idade. Piet trabalhou como agricultor na fazenda Terra Viva, de propriedade dos Schoenmaker, responsável pela introdução das primeiras flores em Holambra os gladíolos, popularmente conhecidos como Palma de Santa Rita. 

A família Schoenmaker foi uma das primeiras a cultivar flores em larga escala em Holambra e foram eles também quem introduziram as tradicionais danças holandesas na cidade.  

DANÇA

Para manter suas raízes, foi um dos mais importantes pesquisadores da música, da dança e do folclore holandês, repassados para as gerações seguintes por meio dos grupos de danças holandesas que formou na antiga colônia, hoje conhecida como Holambra, cidade que é a junção dos nomes Holambra, América e Brasil. 

O grupo de dança de Holambra é o único no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda, graças a um intenso trabalho de pesquisa realizado pelo professor Piet Schoenmaker. O repertório mostra coreografias que datam de 1600 até a atualidade. 


VELÓRIO 

O velório de Piet Schoenmaker ocorre a partir das 13h, no Parque Expoflora, em Holambra. O enterro está previsto para às 17h, no Cemitério Municipal da cidade. 

Para homenageá-lo, a organização da Expoflora e a Cooperativa Veiling de Holambra farão hoje, durante o enterro, uma chuva de pétalas especialmente para ele. "Que a família Schoenmaker sinta-se acolhida e confortada pelo carinho e pelas orações de toda a nossa equipe", explicou a organização em nota.

Mais do ACidade ON