Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Redação da Unicamp aborda formato de podcast e micromachismos

13.589 candidatos estavam aptos para prestar a prova da segunda fase do Vestibular da Unicamp

| ACidadeON Campinas

Redação abordou micromachismos e biodiversidade (Foto: Luciano Claudino/Código 19)

A redação da prova da segunda fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), aplicada neste domingo (12), abordou o micromachismo na sociedade e a relação entre biodiversidade e sociodiversidade. Novidade neste ano, um dos temas pedia que o texto fosse escrito em formato de podcast.

Um total de 13.589 candidatos estavam aptos para prestar as provas da segunda fase do vestibular da Unicamp, que teve início às 13h deste domingo. Os candidatos disputam 2,5 mil vagas em 69 cursos.

TEMAS

Os candidatos foram apresentados a duas propostas de redação nesta etapa do vestibular.

A primeira proposta pedia aos estudantes que relacionassem biodiversidade e sociodiversidade no Brasil. Este tema deveria ser voltado a plataformas de podcast, e, além disso, era preciso identificar um público-alvo para o desenvolvimento do conteúdo.

A segunda proposta listava uma série de exemplos de micromachismos e pedia que o estudante escrevesse uma crônica sobre o assunto. A proposta permitia relatar experiências pessoais ou sentimentos que surgiram ao presenciar essas mesmas situações que foram vivenciadas por outras pessoas.  

Para Gabrielle Cavalin, professora de redação do Poliedro Campinas, o segundo tema foi mais confortável para os alunos. "Todos os meus alunos que fizeram a prova se sentiram mais a vontade para fazer o segundo tema", disse. "Mesmo o podcast sendo uma proposta muito mais presente no mundo dos jovens, escrever a crônica foi mais confortável para eles". 

A professora acredita que a crônica foi mais convidativa para os candidatos pois, mesmo o podcast estando em ascensão, ele é um gênero que se destaca mais entre adultos. "É algo para se pensar se essa juventude está acostumada com os podcasts, ou se isso é algo para um público um pouco mais velho", disse. 



UNICAMP 2020

Este é o primeiro ano em que a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) aplica o novo formato da segunda fase do vestibular da Unicamp.

O novo modelo é aplicado em apenas dois dias e os candidatos fazem as provas das disciplinas relacionadas com a área do curso escolhido na inscrição.

Continuam obrigatórias, no entanto, as provas de Língua Portuguesa, Matemática e algumas questões interdisciplinares - incluindo a disciplina de Inglês, que volta a estar presente na segunda fase.

A redação também seguiu mantida na segunda etapa do vestibular, mas passa exigir a produção de apenas um texto, invés de dois.

As provas foram realizadas neste domingo em 22 cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Mais do ACidade ON