Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Defesa Civil emite novo alerta para chuvas em Campinas

Aviso vale a partir desta quinta-feira (16) e expectativa é que chova até 70mm na região de Campinas; veja previsão

| ACidadeON Campinas

Alerta da Defesa prevê até 70 mm de chuva em Campinas a partir desta quinta (Foto: Ale Frata/Codigo19) 

Pela segunda vez em uma semana, a Defesa Civil estadual emitiu alerta aos campineiros para uma grande quantidade de chuva na região. Desta vez, o aviso é de até 70 milímetros de precipitação de quinta-feira (16) até sexta (17). A Defesa publicou o alerta nesta quarta e o aviso é válido para quase todas as cidades do Estado.

O órgão estadual diz ainda que devido às chuvas das últimas semanas o solo está úmido, o que pode favorecer a incidência de deslizamentos, principalmente em áreas próximas a serras e montanhas.

Além disso, podem ocorrer outros transtornos, como desabamentos, enchentes, alagamentos e ocorrências relacionadas com raios e ventos. Segundo o alerta, a chuva é provocada por uma frente fria, trazendo ventos fortes de até 60 km/h.

MUITA CHUVA


A professora do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, Ana Ávila, afirmou que o alerta é válido pois de fato uma frente fria chega a partir desta quinta.

"A questão é o volume por metro quadrado por tempo. É uma grande quantidade de chuva num tempo muito curto, esse é o impacto. Esses 70mm previstos em 24 horas, são expressivos. Em um curto tempo, em espaço urbano, é complicado", explicou.

Além disso, o Cepagri informou que este mês já é o mais chuvoso desde 2017. Desde 1º de janeiro, choveu 199 milímetros na cidade. A média histórica do mês é 273mm e, em 2017, foram 350 milímetros de chuva.

PREVISÃO

De acordo com o Cepagri, o tempo começa a virar a partir da tarde de quinta-feira. Pela manhã, Campinas terá ainda predomínio de sol pelo amanhecer, e as temperaturas estarão em rápida elevação. Com isso, a sensação de tempo abafado se intensifica e a partir do final da manhã é esperado um aumento de nebulosidade.

Com a aproximação da frente fria, a instabilidade é reforçada, e são esperadas chuvas a partir da tarde. Há grandes chances de temporais, e de períodos chuva intensa, o que favorece alagamentos.

Essas chuvas devem persistir de forma intermitente e com picos de intensidade até a manhã de sexta-feira, quando devem cessar. A sexta feira deve começar com temperaturas em torno dos 20°C, favorecendo um começo de final de semana com temperaturas amenas.

Mais do ACidade ON