Aguarde...

cotidiano

Viracopos adotará medidas de prevenção contra o coronavírus

Vírus infectou 600 pessoas e matou outras 18 na China e pode se tornar epidemia global

| ACidadeON Campinas

O Aeroporto Internacional de Viracopos, de Campinas (Foto: Divulgação)

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, informou nesta quinta-feira (23) que adotará as medidas de prevenção contra o coronavírus (nCoV), agente patológico com origem na China que colocou o mundo em alerta. As medidas foram anunciadas hoje no 51º Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

Entre as medidas, estão avisos sonoros orientando os passageiros da transmissão e ações de higiene a serem adotadas para conter a transmissão do vírus que já matou ao menos 18 pessoas e infectou outras 600 na China. A nova doença surgiu na cidade de Wuhan e é considerada uma pneumonia grave.

De acordo com a assessoria de imprensa do aeroporto, como essa orientação foi dada na tarde desta quinta, o terminal ainda está se preparando para cumprir todas os itens definidos pelo ministério.

Além disso, a Anvisa está orientando as equipes que trabalham em portos, aeroportos e fronteiras sobre a detecção de casos suspeitos e a utilização de equipamento de proteção individual (EPI), conforme descrito nos protocolos da agência em eventos de saúde pública.

Além disso, foram intensificados os procedimentos de limpeza e desinfecção nos terminais. A agência está acompanhando as orientações da OMS, do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Até o momento, não há recomendação de restrições de viagem.

NO BRASIL

Até esta quinta-feira, de acordo com o MS, não houve detecção de nenhum caso suspeito no Brasil, segundo a definição para caso suspeito da OMS, que leva em consideração critérios clínicos e epidemiológicos.

OS INFORMES SONOROS

A Anvisa divulgará nos aeroportos informes sonoros sobre os sintomas da doença e orientações aos passageiros:

- Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias, após viagem para a cidade de Wuhan, na China, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar a respeito da sua viagem.

- Para proteger sua saúde, siga medidas simples, que podem evitar a transmissão de doenças:

1) Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool gel.

2) Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço no lixo e lave as mãos.

3) Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados.

4) Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

5) Procure o serviço de saúde mais próximo.

Mais do ACidade ON