Aguarde...

cotidiano

Devisa monitora morador de Campinas que estava em voo de infectado

A Prefeitura chegou até o homem após ser notificada pela Vigilância Estadual de um único morador da cidade que estava no mesmo voo que o paciente confirmado

| ACidadeON Campinas

Secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis fala sobre o coronavírus. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil)

O Devisa (Departamento de Vigilância Epidemiológica) de Campinas monitora um morador da cidade que estava no mesmo voo do empresário de 61 anos confirmado com coronavírus na capital paulista.  Ele não tem sintomas.

A Prefeitura chegou até o homem após ser notificada pela Vigilância Estadual de um único morador da cidade que estava no mesmo voo que o paciente confirmado. O voo voltou da Itália na última sexta (21) e o homem se consultou no Hospital Albert Einstein com sintomas da doença. 

Segundo o Devisa, o homem desconhecia o fato de ter estado no mesmo voo do paciente infectado. Ainda segundo a Prefeitura de Campinas, ele está bem e segue sem sentir nenhum sintoma da doença. A cidade não tem caso suspeito da doença.

O governo municipal também informou que o homem não passou por nenhum tipo de atendimento médico e não fez teste para a doença. Ele segue monitorado diariamente, por telefone, e está alertado para ficar atento a possíveis sintomas da doença.  

Também na tarde de hoje, em entrevista coletiva na capital, a diretora-técnica do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato, informou que um homem que também estava no mesmo voo do paciente infectado passou pelo Hospital de Clínicas da Unicamp.  

Lá ele teria feito um teste para a doença, mesmo estando sem sintomas. Sua identidade ou idade não foram divulgados, assim como a cidade onde ele mora. A Prefeitura de Campinas diz que não tem conhecimento deste caso.  

Outras quatro pessoas também teriam passado por atendimento nesta quarta-feira (26) com sintomas da doença pelo HC da Unicamp. No entanto, ainda não há confirmação de que esses são casos oficialmente suspeitos - a confirmação é realizada apenas pela Secretaria de Estado da Saúde com casos recebidos até as 12h de cada dia. Notificações realizadas após este horário entram no boletim do dia seguinte.
 
VINHEDO E VALINHOS 
 
Também estão sendo monitoradas cinco pessoas - três em Vinhedo e duas em Valinhos - que tiveram contato no último final de semana com o paciente infectado e que mora em São Paulo. Eles são todos da mesma família.  
 
Em Vinhedo, a Vigilância Epidemiológica monitora dois adultos e uma criança que estiveram com o paciente que teve a doença confirmada. Eles possuem grau de parentesco, mas não foi informado qual. As três pessoas passam bem, não têm nenhum sintoma relacionado ao vírus. A família está em isolamento na casa onde mora na cidade (leia mais aqui).

Já Valinhos monitora um casal de idosos que teve contato com o paciente infectado pelo coronavírus. O casal tem 85 e 60 anos de idade, moram em Valinhos, e está em isolamento domiciliar por 14 dias (leia mais aqui).

Mais do ACidade ON