Aguarde...

cotidiano

Campinas diminui 10% da frota do transporte público

A Emdec já detectou também a queda de 32%, no total de passageiros

| ACidadeON Campinas

Transporte teve queda de 32% de passageiros (Foto: Denny Cesare/Código19) 

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) confirmou, no começo da tarde desta quinta-feira (19), que diminuiu 10%, na circulação dos veículos do transporte público coletivo, principalmente nos horários de entrepico.

A Emdec já detectou, até o momento, a queda de 32%, no total de passageiros transportados diariamente. As medidas operacionais também são tomadas diariamente, com base no diagnóstico realizado.

Nesta semana, seguindo orientações do Ministério da Saúde e do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus), a Emdec orientou às empresas concessionárias e os permissionários do transporte público a concederem licença aos motoristas com mais de 60 anos, por conta do grupo de risco de contaminação. Tal medida também impacta na programação dos horários de operação do sistema de transporte.

Nos ônibus e terminais urbanos foram afixados cartazes com recomendações sobre cuidados com os fatores de transmissão do covid-19. A limpeza e higienização dos espaços também recebem atenção especial.

"A Emdec determinou um cuidado maior com a higienização dos ônibus; e recomendou que todos os veículos circulem com as janelas abertas, mesmo os que possuem equipamento de ar condicionado", informou a nota oficial.

A frota do sistema de transporte público totaliza mais de 1,1 mil ônibus e o sistema registra uma média, em situações normais, 560 mil passageiros (passagens pela catraca) por dia útil e 14 milhões de passageiros por mês.

Mais do ACidade ON